Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > TecTel apresenta inovações tecnológicas em TIC
conteúdo

Notícias

TecTel apresenta inovações tecnológicas em TIC

III Encontro Tecnológico de Telemática aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro
última modificação: 11/12/2015 12h14
Diogenilson Aquino Alunos de Telemática apresentando os projetos desenvolvidos nos semestres anteriores

Alunos de Telemática apresentando os projetos desenvolvidos nos semestres anteriores

Procurando acompanhar os frequentes avanços tecnológicos e as novas tendências mundiais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoveu o III Encontro Tecnológico de Telemática (TecTel), nos dias 11 e 12 de dezembro, das 8h às 20h.

O objetivo do evento foi proporcionar experiência e formação em TIC à sociedade, especialmente aos estudantes e apreciadores das áreas de informática e telecomunicações. A coordenadora do curso Tecnologia em Telemática, professora Dayse Correia, destacou que o encontro procurou abordar temas recentes. “Como o mundo da tecnologia está em constante avanço, cada momento surge alguma novidade, nós procuramos trazer as principais inovações que são desenvolvidas pelo mundo no decorrer do curso, quando estamos em sala de aula”, apontou.

A programação foi variada. Pela manhã, os estudantes contaram com palestras sobre Identificação por Radiofrequência; O Setor de Telecomunicações: realidade, tendências e oportunidades; Realidade Aumentada; Internet das Coisas; Segurança da Informação. À tarde, aconteceram minicursos sobre Matlab; Optisystem; VoIP e Arduíno.

Na noite da quinta-feira, ocorreu uma mesa redonda que debateu a carreira do Tecnólogo em Telemática. O mestrando em Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza, Luiz Oliveira, apresentou um cenário do mercado de trabalho em TIC. “Tem vagas e oportunidades no mercado, o profissional só precisa escolher a área de atuação e procurar se especializar para ter o domínio do conhecimento dessa área”, concluiu.

Na manhã da sexta-feira, os alunos de Telemática apresentaram os projetos desenvolvidos nos semestres anteriores: a simulação de um cruzamento de vias com semáforos automatizados, um sistema telefônico, um amplificador de som com iluminação acompanhando a música e um relógio contador de horas do sol automatizado.

Diogenilson Aquino - campus de Tauá

registrado em: ,
Assunto(s): Eventos e negócios