O campus
O campus de Tauá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi inaugurado em 20 de novembro de 2009. Situada no município-polo da região do sertão dos Inhamuns, que abrange os municípios de Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis e Parambu, a unidade funcionou como campus avançado de Crateús até 2013. Com a autonomia, foi iniciada a expansão que seria desenvolvida nos próximos anos.
Desenvolvimento
Os primeiros cursos ofertados à comunidade foram o técnico em Agronegócio e o superior em Tecnologia em Telemática, no ano de 2010. No final de 2014 e início de 2015, o campus de Tauá passou por um processo de discussão com a comunidade local para a ampliação da oferta de novos cursos. Desse diálogo, foram encaminhados os cursos técnico integrado em Redes de Computadores e licenciatura em Letras com dupla habilitação em Língua Portuguesa e Inglês, iniciados em 2017 e 2018, respectivamente. A novidade ampliou a atuação da instituição tanto no nível de ensino médio quanto na área das Ciências Humanas.
Também em 2018 teve início o curso técnico integrado em Agropecuária, que consolidou a oferta dessa modalidade. No ano de 2021, o Conselho Superior (Consup) do IFCE aprovou a criação do curso técnico subsequente em Informática para Internet, uma oportunidade para o público que já concluiu o ensino médio. Foi lançada, no mesmo ano, a primeira pós-graduação do campus, a especialização em Docência e Prática de Ensino na Educação Básica.
Atualmente, o campus possui uma comunidade acadêmica formada por mais de 300 estudantes matriculados, com maioria vinda do ensino público, e cerca de 80 profissionais no corpo docente e técnico-administrativo. A infraestrutura conta com salas de aula, laboratórios, quadra esportiva, biblioteca, auditório, refeitório e ambientes acessíveis. São, no total, seis cursos oferecidos, em diferentes áreas do conhecimento, além de atividades de extensão e pesquisa, resultando em uma atuação direta no desenvolvimento da sociedade local.
Gestão
A direção-geral do campus está, desde 2013, sob a responsabilidade do professor José Alves de Oliveira Neto, que tem dado continuidade ao trabalho executado pelos diretores anteriores: Pedro Nascimento de Melo, cujo mandato foi de 2012 a 2013, e Antônio de Sá e Silva, que dirigiu o campus de 2010 a 2012.