Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Tauá promove I Seminário Poéticas da Oralidade

Tauá promove I Seminário Poéticas da Oralidade

Evento acontece no dia 25 de setembro e celebra a tradição da rabeca sertaneja
última modificação: 21/09/2023 18h24

O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará promove o I Seminário Poéticas da Oralidade: Rabequeiros do Sertão dos Inhamuns. O evento é uma ação do projeto de pesquisa Madeira Que Cupim Não Rói que reuniu informações sobre a música tradicional, com foco na cultura da rabeca, transmitida oralmente ao longo de gerações. A pesquisa buscou reestabelecer o contato com os rabequeiros da tradição sertaneja, coletando informações sobre seus conhecimentos e atuações contemporâneas. O propósito é construir uma rede compartilhada de dados sobre a cultura da rabeca nos dias atuais.

O Seminário acontece no dia 25 de setembro com programação no Auditório do IFCE de Tauá e no Anfiteatro do Parque da Cidade de Tauá. Durante o dia, serão realizadas três rodas de rabeca com os mestres da tradição. o primeiro ciclo, "Sonoro-Sertão", terá a participação dos mestres Neto Maroca, Zequinha Nóbrega, Totó do Violino e Os Barroso (Mestres Zé, Antônio e Toinho Barroso). No segundo ciclo, "Trupé, pisada, forró arrasta-pé", a participação do mestres Antônio Carcará, Zé Biro Novo, Luiz Adão, Antônio Lourenço, Rodrigo e Zequinha Nóbrega. Por fim, no ciclo "São Gonçalos", os mesmos mestres da tradição levarão o público a uma jornada musical celebrando a herança da cultura da rabeca.

Confira a programação completa:

Manhã

Local: Auditório do campus do IFCE

8:30 – Abertura

Apresentação da pesquisa Madeira Que Cupim Não Rói

Participantes: Francisco Ferreira de Freitas Filho – Difreitas (AVBEM – Juazeiro do Norte), Michael Benjamin Silvers (Universidade de Illinois em Urbana- Champaign - EUA) e Professor Auricélio Ferreira de Souza (NECA/IFCE)

9:10 – Roda de Conversa

Olhos de Ouvir e ouvidos de ver... Homenagem ao professor e pesquisador Gilmar de Carvalho e sua contribuição de vanguarda para os estudos da rabeca sertaneja no Brasil.

Participantes: Rabequeiros da Tradição, Radir Soares da Rocha – SECULT-TAUÁ Fcº Difreitas – AVBEM, Michael Benjamin Silvers – (Universidade de Illinois em Urbana- Champaign - EUA).

Mediação: Prof. Auricélio Ferreira IFCE

9:30 – Roda de Rabeca com os mestres da tradição - Ciclo I: Sonoro-Sertão:

Participantes: Mestre Neto Maroca, Mestre Zequinha Nóbrega, Mestre Totó do Violino e Os Barroso (Mestres Zé, Antônio e Toinho Barroso).

Noite

Local: Anfiteatro do Parque da Cidade (Espaço aberto)

18:30 Roda de Rabeca com os mestres da tradição - Ciclo II: Trupé, pisada, forró arrasta-pé

Participantes: Mestre Antônio Carcará, Mestre Zé Biro, Novo Mestre Luiz Adão, Mestre Antônio Lourenço, Mestre Rodrigo e Mestre Zequinha Nóbrega.

19:30 – Roda de Rabeca com os mestres da tradição - Ciclo III: São Gonçalos

Participantes: Mestre Antônio Carcará,  Mestre Zé Biro, Novo Mestre Luiz Adão, Mestre Antônio Lourenço, Mestre Rodrigo e Mestre Zequinha Nóbrega.