Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Tauá promove ação alusiva ao Maio Amarelo
conteúdo

Notícias

Tauá promove ação alusiva ao Maio Amarelo

Iniciativa contou com palestra de inspetor da PRF
última modificação: 19/05/2016 09h45
Juliana Albano Momento contou com a participação de estudantes da Escola Estadual Monsenhor Odorico de Andrade

Momento contou com a participação de estudantes da Escola Estadual Monsenhor Odorico de Andrade

O campus de Tauá do IFCE realizou ações em prol do movimento Maio Amarelo. A iniciativa da Assistência Estudantil contou com a palestra do inspetor Alexandre Azevedo, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde desta terça-feira (17/5). Além da palestra, foram apresentados vídeos educativos e distribuídos panfletos informativos. O momento teve a participação de estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade.

O objetivo foi fazer um alerta para o número de vítimas fatais de acidentes no trânsito brasileiro, maior que o número de vítimas da violência urbana. Em 2014, segundo informações do DataSUS, foram cerca de 43 mil mortos por ano em acidentes de trânsito no Brasil.

De acordo com Alexandre, 90% dos acidentes tem como causa principal a falha humana. “São problemas como velocidade acima da permitida, distância curta entre os veículos, não obediência à sinalização, ultrapassagens mal realizadas, sono e uso de drogas e bebidas alcóolica. São todas causas evitáveis, com as devidas precauções tomadas e obediência à legislação de trânsito”, acrescentou.

Ítala Keane, enfermeira do campus, destacou pequenas medidas que podem evitar grandes danos à vida. “Simples hábitos, como o uso do cinto de segurança, da cadeirinha para crianças até sete anos, do capacete para motociclistas e passageiros, a não utilização de celular na direção, podem reduzir o número de vítimas fatais no trânsito”, concluiu.

Por Diogenilson Aquino (Tauá)