Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Tauá lança segunda série de vídeos para adolescentes
conteúdo

Notícias

Tauá lança segunda série de vídeos para adolescentes

PROTAGONISMO JUVENIL

Diversidade, alimentação, gravidez e prática esportiva são os temas retratados
última modificação: 31/10/2022 17h51

O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) acaba de produzir mais uma série de vídeos voltados à conscientização do público adolescente. A ação faz parte do projeto de extensão Protagonismo Juvenil em Cena, iniciado em 2017 sob a coordenação do setor de Enfermagem do campus e financiado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) do IFCE.

Nesta segunda edição, são retratados os temas: alimentação saudável, gravidez na adolescência, prática esportiva e respeito à diversidade. A escolha desses temas se deu a partir de questionários preenchidos por alunos do ensino médio de escolas do município. Cada vídeo entrelaça as histórias de dois adolescentes narradas por eles mesmos durante cinco minutos, em um formato leve e dinâmico.

Para a gravação e edição dos vídeos, o projeto teve a colaboração do setor de Comunicação Social do campus e de alunos bolsistas. "Foi muito bom, eu me identifico com essa parte de edição e filmagem e pude aprender muito. Conhecer os temas abordados também foi muito interessante", afirma o estudante do curso superior de Tecnologia em Telemática Rodrigo Martins, um dos bolsistas selecionados.

Os vídeos já foram exibidos no IFCE e nas escolas parceiras do projeto e estão sendo disponibilizados neste mês, às sextas-feiras, no canal do campus no YouTube, com legenda e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Como resultado do projeto, também serão produzidos artigos para apresentação em congressos e publicação em revistas científicas. A enfermeira Ítala Keane, responsável pela coordenação do projeto, espera que a divulgação possibilite que ele seja replicado em outras instituições: "Se os profissionais replicarem essa experiência, vai haver muito material de qualidade para exibir em escolas e Unidades Básicas de Saúde e realizar intervenções direcionadas aos adolescentes".