Notícias
Tauá abre exposição fotográfica sobre o Sertão
FOTOGRAFIA
O IFCE de Tauá abriu, na noite de ontem (12), a exposição fotográfica "Sobre a água, sob o sol – Olhares para o Sertão", com obras produzidas por alunos e professores do curso de Redes de Computadores durante uma aula de campo sobre o meio ambiente de Tauá realizada no dia 09 de novembro deste ano.
Nas fotos, estão retratados, sob diversas perspectivas, lugares como o Parque da Cidade, a ponte sobre o Rio Trici, o Olho D'água da Nanci, as ruínas do Cabaré da Nanci e a Barragem do Trici, e personagens marcantes na história da cidade, como Dona Mazé, uma das líderes que lutaram pela construção da barragem. "Através da foto, a gente pôde trazer um outro contato com a natureza e, através da exposição artística, nós estamos tentando trazer essa visão que tivemos com a aula de campo para o público geral ver", conta o aluno Júlio César Oliveira.
O Projeto Integrador, nome dado às atividades envolvidas na aula de campo, teve a participação de professores de várias áreas, como Geografia, História, Biologia e Educação Física. A proposta de retratar a aula por meio da fotografia veio na disciplina de Artes, ministrada pelo professor Renato Mendes, que também fez a curadoria das fotos e a organização geral da exposição. "A ideia do trabalho foi colocá-los frente a uma experiência estética em um momento que seria apenas uma aula técnica e que eles utilizassem a tecnologia que eles têm no bolso todos os dias como uma ferramenta de criação", explica Renato, destacando que todas as fotos foram produzidas apenas com aparelho celular.
Para a professora Mirelle Araújo, a exposição é uma prova de que os momentos pedagógicos existem também fora dos muros da escola: "É muito interessante perceber como projetos que integram várias áreas conseguem agregar conhecimentos para os alunos para além da sala de aula. Eles puderam conhecer Tauá com outro olhar". O professor Felipe Monteiro, que desenvolveu o projeto da aula de campo, ficou emocionado com as obras. "É mais uma grata surpresa. Os meninos verem essa exposição complementa o trabalho, de forma a valorizar o que eles fizeram e eles verem esse reconhecimento", afirma.
A montagem da exposição inclui também, além das fotos, músicas, cordéis e objetos referentes à vida do sertanejo, como gibão de vaqueiro, vaso de barro e ferro à brasa, todos pertencentes ao acervo pessoal de Antônia Francisca Rodrigues, mãe da aluna Anna Maria Rodrigues.
A exposição fica aberta à visitação até a próxima sexta-feira (15), das 14h às 19h, na sala 02 do campus. A entrada é gratuita.
Por: Larissa Lima (Tauá)