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Servidores de Tauá publicam artigo em livro sobre inclusão na escola

MATEMÁTICA INCLUSIVA

Obra deve ser lançada em abril deste ano
última modificação: 31/10/2022 17h52
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Professor e diretor-geral José Alves Neto

O professor e diretor-geral do campus de Tauá do IFCE, José Alves Neto, e a pedagoga Karla Gonçalves aprovaram um artigo para ser publicado no livro "Práticas inclusivas na escola: caminhos e experiências", da editora EncontroGrafia (RJ), com previsão de lançamento para abril deste ano. O texto, intitulado "Plano educacional individualizado de matemática para aluno que apresenta cegueira total: um relato de experiência", será um dos capítulos da obra organizada pelos pesquisadores Décio Nascimento Guimarães, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães e Douglas Christian Ferrari de Melo.

O trabalho escrito pelos servidores apresenta a experiência exitosa realizada com o discente egresso do curso técnico em Agropecuária, Davi Cavalheiro. O aluno com deficiência visual foi acompanhado pelo professor José Alves Neto durante os três anos de estudos, com foco na disciplina de matemática, a partir de um Plano Educacional Individualizado (PEI). Segundo o docente, essa "é uma metodologia de flexibilização curricular que valoriza os conhecimentos que o educando já possui". Ele explica que o processo é composto por etapas que vão desde reuniões entre equipes multidisciplinares até a implementação de um plano particular para o estudante com necessidade específica.

A pedagoga Karla Gonçalves relata que esse recurso didático contou com a suplementação das atividades propostas em sala de aula e com o uso de materiais concretos como possibilidades de desenvolvimento e alargamento dos conhecimentos em matemática. A profissional ressalta a importância da elaboração de planos que atendam e respeitem as especificidades de todos os indivíduos, "para que todos possam aprender, se desenvolver e realizar seus sonhos para além dos muros da escola".

Os servidores destacam ainda que o resultado desse acompanhamento foi o êxito do estudante na conclusão do ensino médio e, em seguida, sua aprovação no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) com excelentes notas. "Nós observamos o crescimento dele tanto em matemática como em outras disciplinas da área de exatas. Hoje é um aluno muito bem desenvolvido e articulado", afirma o professor José Alves Neto.

 

Larissa Lima – Campus Tauá