Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Nota de Esclarecimento
conteúdo

Notícias

Nota de Esclarecimento

NOTA

Esclarecimento sobre o curso de extensão Literatura LGBTQIA+
última modificação: 31/10/2022 17h52

Nota de Esclarecimento

O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público esclarecer fatos relacionados ao Curso de Extensão Literatura LGBTQIA+, proposto por docente desta unidade, e, ao mesmo tempo, repudiar informações equivocadas que têm circulado nas redes sociais sobre a iniciativa.

Ao longo da história, a invisibilização ou o silenciamento de pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulheres Trans e Homens Trans, Queer, Intersexuais, Pessoas Não Binárias, Assexuais e outras identidades de gênero e sexualidade) na literatura afetou e ainda afeta o direito de livre expressão desta comunidade. Nesse sentido, o curso em questão é voltado a narrativas, enredos e autorias de pessoas LGBTQIA+ e tem o objetivo de delinear uma história da literatura universal que contribua para uma compreensão crítica desse silenciamento/invisibilização. A ação busca, ainda, oportunizar novas discussões rumo a mais inclusão, mais diversidade e mais democracia no espaço social.

A iniciativa é embasada em discussões científicas que, nas últimas décadas, têm proposto abertura de diálogo acadêmico sobre as formas literárias emergentes. Logo, não se trata de ação doutrinária nem pretende focar em mudanças gramaticais da língua portuguesa. São ofertadas trinta vagas, a participação é voluntária (mediante inscrição prévia) e a duração das atividades será de oito meses.

O Curso de Literatura LGBTQIA+ é uma ação que compõe o projeto de extensão "A literatura e seus desvios", submetido formalmente, com base nos limites da ética e da responsabilidade pública. A extensão compõe, desde sempre, juntamente ao ensino e à pesquisa, os pilares do ensino superior no país em todas as áreas da ciência. É uma forma de trocar saberes produzidos na instituição com a sociedade, viabilizando uma relação transformadora.

Entre as missões do IFCE, uma instituição histórica, de reconhecido saber e excelência, está atender às necessidades da comunidade e defender a inclusão e o acolhimento de todas as pessoas e/ou grupos. Seus princípios pedagógicos incluem o respeito à diversidade em suas diversas categorias, como raça, etnia, idade, gênero e classe social, em consonância com o artigo 206 da Constituição Federal, que defende o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas no ensino, e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Como resultado disso, o IFCE prevê a construção, em seus diversos campi, dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGEDs). Também este campus realizou, em 2021, a I Semana do Orgulho LGBTQIA+ e pretende fortalecer esse momento de reflexão sobre a necessidade de garantia da dignidade humana e sua diversidade para uma sociedade mais justa.

Dessa forma, reafirmamos a relevância da ação proposta e o compromisso dessa gestão com a educação pública de qualidade, com a democratização de acesso aos bens culturais e da produção de conhecimento e com as pessoas, no que elas são, suas formas de amar e de viver a vida.

Direção-geral do campus de Tauá do IFCE