Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > IFCE de Tauá produz máscaras para doar a hospital
conteúdo

Notícias

IFCE de Tauá produz máscaras para doar a hospital

PREVENÇÃO À COVID-19

Material é confeccionado com impressora 3D
última modificação: 26/05/2020 21h24
Campus de Tauá está produzindo máscaras 3D

Campus de Tauá está produzindo máscaras 3D

O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) deu início, ontem (24), à produção de máscaras que serão doadas a profissionais de saúde do Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, em Tauá. O uso do material, classificado como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), é indicado no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 como complemento às máscaras do tipo N95. As peças protegem a região dos olhos e, assim, diminuem o risco de contágio. 

O objetivo é que até o fim desta semana sejam produzidas cerca de 50 máscaras. A confecção é feita por meio da tecnologia da impressora 3D. O projeto utilizado pelo campus é baseado em um modelo disponibilizado na internet por uma empresa da Suécia. Cada unidade leva em média uma hora para ser produzida. 

O diretor-geral do campus, José Alves Neto, explica que a ideia de confeccionar as máscaras veio da vontade de colaborar para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus. “Quando começamos a ver as movimentações das instituições de ensino, pensamos em como contribuir”, conta. O trabalho está sendo realizado pelo setor de Tecnologia da Informação e pelo Laboratório de Eletromagnetismo do campus.  

“É uma grata satisfação ter recebido contato do IFCE. A população será a grande beneficiada por esse instrumento, muito valioso nesse momento”, declarou o Secretário de Saúde, Marcos William Noronha. A entrega do primeiro lote do material no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima deve ser realizada na próxima semana. Até esta quarta-feira (25), nenhum caso de Covid-19 foi notificado pela Secretaria de Saúde do município. 

 

Larissa Lima - Campus de Tauá