Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > IFCE apresenta protótipo elétrico na WorldSkills
conteúdo

Notícias

IFCE apresenta protótipo elétrico na WorldSkills

Equipamento religa sistema elétrico com falhas temporárias
última modificação: 01/12/2015 15h55
Jordanna Botelho professor Kaio Jonathas, aluno Rogério Diógenes e reitor Virgílio Araripe (da esquerda p/ a direita, mais próximos do estande)

professor Kaio Jonathas, aluno Rogério Diógenes e reitor Virgílio Araripe (da esquerda p/ a direita, mais próximos do estande)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) participa da 43ª edição da WorldSkills Competition, uma competição de educação profissional que reúne participantes de 60 países. Este ano, o evento está sendo realizado no Brasil, no Anhembi Parque, em São Paulo, entre os dias 12 a 15 de agosto.

Representando o IFCE estão o professor do campus de Tauá e mestrando em Telecomunicações no campus de Fortaleza, Kaio Jonathas, e o aluno do mesmo curso, Rogério Diógenes. Eles apresentam o “Religador de baixa tensão”, aparelho instalado com um transformador de baixa tensão que religa o sistema elétrico em caso de falhas temporárias - de um a três segundos. Devido a seu destaque, a experiência foi selecionada para compor o estande do Ministério da Educação (MEC) durante o evento.

“O equipamento também tem a função de fazer a medição nas três fases da linha elétrica, como corrente, tensão e fator de potência. Esses valores são armazenados na rede por meio de comunicação com modem GPRS”, explica Jonathas. O religador de baixa tensão é um projeto de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT), do campus de Fortaleza do IFCE, em parceira com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, aproveitou a realização da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em São Paulo para prestigiar a experiência do IFCE. "Já tem se tornado uma tradição os projetos de inovação do nosso Instituto ganharem destaque em eventos nacionais e internacionais. Isso ratifica o potencial dos nossos pesquisadores na área de inovação", salientou.

A WorldSkills, organizada em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é uma competição com jovens que disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas, como robótica, tornearia a CNC, desenho mecânico, soldagem, construção de moldes, eletricidade industrial, web design e confeitaria.

Diogenilson Aquino - campus de Tauá (colaboraram Ícaro Joathan e Jordanna Botelho)