Notícias
Tauá apresenta intervenções baseadas em Avaliação Institucional
A gestão apresentou as intervenções feitas a partir de resultado da Avaliação Institucional 2016
O Diretor-geral do IFCE de Tauá, José Alves Neto, e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) local reuniram-se no último dia 11 de outubro, às 17h, em assembleia com alunos do campus com o objetivo de socializar as intervenções da gestão para corrigir aspectos apontados na Avaliação Institucional 2016 como fragilidades dos cursos e da instituição. A CPA é composta pelo técnico Alexciano Martins, pelo professor Alan Sombra, pela aluna Leyse Pedrosa e pelo representante externo Erivaldo Marcelino.
Em relação à participação da comunidade no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Plano Anual de Ações (PAA), foi informado que a Assistência Estudantil realizou um trabalho de reorganização do Centro Acadêmico e do Grêmio Estudantil a fim de fortalecer a participação dos alunos na gestão participativa. Quanto à produção científica, de acordo com a Comissão, o campus tem procurado estimular os alunos a planejarem com antecedência o Trabalho de Conclusão de Curso ou se engajarem em projetos com os professores. Também foram destacadas as publicações de trabalhos, por professores do campus, em eventos científicos de renome nacional e internacional.
Outros pontos apresentados foram o trabalho do campus na área da extensão, com a aprovação de três projetos pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX) e a criação de vários cursos que atendem a comunidade externa; as melhorias na questão da acessibilidade por meio de estudos para adequar as estruturas às demandas e o fortalecimento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE); as ações de preservação do meio ambiente, com redução de desperdícios, arborização e jardinagem do campus, a adoção de copos não descartáveis e a sensibilização dos alunos; os investimentos para melhoria da qualidade e distribuição do sinal de internet, incluindo o aumento da equipe; o aprimoramento do atendimento a estágio, com melhoria nas orientações prestadas pelo Departamento de Ensino e pela Coordenaria de Controle Acadêmico e a busca constante de parceiros para a oferta de estágios.
Também foi dialogado com os alunos, na reunião, as políticas de auxílios estudantis e a aplicação dos recursos da Assistência Estudantil para 2018. A gestão apresentou a projeção do déficit orçamentário para o próximo ano e, após um debate entre os presentes, decidiu-se por votação unânime dos cerca de 20 estudantes a concentração desses recursos no custeio da merenda e do almoço dos cursos do campus, assim como o planejamento de estratégias para reduzir os custos das refeições.
O relatório da Avaliação Institucional de 2016 referente à Tauá pode ser conferido no documento (da página 330 à 346) disponível no link: http://ifce.edu.br/instituto/conselhos-e-orgaos-colegiados/RELATORIOCPA2016.pdf
Por: Larissa Lima (Tauá)