Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Extensão traz apresentação musical ao campus
conteúdo

Notícias

Extensão traz apresentação musical ao campus

Aula inaugural do projeto “Partilhas do sensível: Luteria popular no campus”
última modificação: 01/12/2015 17h02
Auricélio Ferreira apresentação da música armorial nordestina

apresentação da música armorial nordestina

Na tarde da última quinta-feira (06 de agosto), foi realizada, no auditório do campus de Tauá do IFCE, a aula inaugural do projeto de extensão “Partilhas do sensível: Luteria popular no campus (uma experiência líteromusical)”. Na ocasião, os inscritos e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de assistir à explicação sobre o conceito de Luteria (arte de construir instrumentos musicais), além da apresentação dos professores, metodologia, materiais e cronograma de realização da oficina. O momento também foi utilizado para apreciação musical e discussão da relevância da Cultura na formação integral do sujeito.

O projeto foi aprovado no edital nº 01/2015 do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) do IFCE, e é coordenado pelo professor Auricélio Ferreira e o servidor Jardel Leite. Em execução, o projeto tem duração de sete meses (junho de 2015 a janeiro de 2016).
Durante esse período as aulas ocorrerão toda quinta e sexta de 17 às 19 horas, sendo ministradas pelos músicos Francisco Di Freitas, Jonny Almeida, Sidália Martins e Evanio Soares, os quais possuem larga experiência na pesquisa da chamada Música Armorial Nordestina.

As atividades do projeto serão desenvolvidas em dois momentos distintos, como esclareceu o professor Auricélio Ferreira. “Primeiro, será uma parte mais teórica, com a sensibilização para o que é a luteria. Segundo, será uma parte prática. O professor Di Freitas, junto com os colaboradores, vão mostrar a sonoridade dos instrumentos, e em seguida, fabricar os mesmos junto com os participantes. Essa última parte prevê a seleção de um repertório da música popular nordestina, instrumental, que será apresentado à comunidade, tanto nas dependências do campus, quanto no município de Tauá.”

Diogenilson Aquino - campus de Tauá

registrado em: ,
Assunto(s): Cultura