Notícias
Dia de campo apresenta sistema agropecuário
O campus de Tauá do IFCE promove dia de campo para apresentar os resultados da pesquisa que adaptou o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ao semiárido nordestino. O evento será realizado nesta quarta-feira (30 de setembro), no auditório do campus de Tauá, das 8h às 12h.
A pesquisa adaptou o sistema ILP padrão, já utilizado em outras regiões do país, ao semiárido nordestino. A tecnologia foi implantada na fazenda experimental Cachoeirinha, em Tauá, com o objetivo de gerar alimento em quantidade e qualidade para os animais na época seca, utilizando a agricultura como base para essa alimentação.
O coordenador do projeto, professor João Paulo Rêgo, explica que, após cinco meses, “a pesquisa desenvolveu e avaliou um sistema que integre a produção de grãos com a produção de forragem como base para a alimentação de cordeiros deslanados na fase de terminação, que seja economicamente viável”.
A programação do dia de campo conta com a apresentação do sistema ILP, sobre sua implantação e objetivos; dos resultados de avaliação nutricional, reprodutiva, qualidade e rendimentos de carcaças; do estudo genético para selecionar os cordeiros da próxima geração. Haverá ainda a divulgação dos resultados sobre os princípios ativos que combatem as verminoses dos cordeiros utilizados na pesquisa, pela estudante do curso técnico em Agronegócio do campus de Tauá e bolsista do projeto, Juliana Xavier.
“Nós vamos ter um momento para apresentar os sistemas que foram reproduzidos no campus. Nós temos uma área plantada de milho consorciada com cunhã e capim maçai. O convidado vai ter acesso à tecnologia que foi formada. Ele vai ver in loco. Ainda vai poder visitar o banco de germoplasma, com dez diferentes tipos de capim, que o produtor pode utilizar na sua integração lavoura-pecuária”, acrescenta o professor João Paulo.
Esse estudo integra o projeto de pesquisa “Terminação de cordeiros deslanados em sistema de Integração Lavoura-Pecuária no semiárido nordestino”, aprovado na chamada pública nº 17/2014, promovida pelo MEC em conjunto com o CNPQ.
Diogenilson Aquino - campus de Tauá