Notícias
Cultivo de cactos e suculentas é tema de palestra em Tauá
ABERTO AO PÚBLICO
O cultivo técnico de cactos e suculentas será o tema abordado pelo professor e pesquisador Roberto Jun Takane, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em uma palestra a ser realizada na próxima quinta-feira (07), a partir das 14h, no auditório do IFCE de Tauá. Aberta ao público, a palestra é voltada a todos os interessados em receber orientações sobre como cultivar essas plantas, típicas de regiões semiáridas e do bioma caatinga.
O evento foi viabilizado pelo professor de Biologia do campus de Tauá, Felipe Brito, para que Takane possa compartilhar com a comunidade tauaense sua experiência no projeto de extensão Tejucactos. O projeto foi desenvolvido na zona rural de Tejuçuoca, região do semiárido a 155 quilômetros de Fortaleza, com o objetivo de montar cooperativas de produção de plantas ornamentais e gerar renda para pequenos agricultores. A expectativa de Felipe é implementar, em 2018, um projeto semelhante em Tauá.
Roberto Jun Takane
Natural de Atibaia (SP), Roberto Jun Takane formou-se em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em 1991, onde concluiu o mestrado em Fisiologia e Bioquímica Vegetal em 1997. Concluiu o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2002. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Floricultura e Plantas Ornamentais (CEFLOR). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em cultivo protegido, floricultura e plantas condimentares. Desenvolveu trabalhos de pesquisas ligadas à criopreservação de sementes de orquídeas e cactáceas, além de pesquisas com biorreatores na propagação de orquídeas, bromélias e plantas suculentas no Tropical Research and Education Center (TREC) da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.
Por: Larissa Lima