Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Consulta eleitoral para reitor é realizada em Tauá
conteúdo

Notícias

Consulta eleitoral para reitor é realizada em Tauá

Votação reuniu alunos e servidores na última quarta-feira (14)
última modificação: 31/10/2022 17h50

"É de extrema relevância, tendo em vista que caracteriza realmente a gestão democrática." Assim a pedagoga e mesária do campus de Tauá, Prucina Bezerra, define o processo de consulta eleitoral para reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que ocorreu na última quarta-feira (14).

Desde o período da manhã, alunos, professores e servidores técnico-administrativos compareceram ao campus para a eleição. A consulta seguiu até as 20 horas. Até as 10h20 desta quinta (15), 96% dos votos haviam sido apurados e indicavam 42,34% para o professor Virgílio Araripe e 13,83% para o professor João Medeiros Tavares Júnior.

O clima era de expectativa entre os eleitores. O aluno Haisten Farias caracterizou o processo como decisivo para o futuro do campus e destacou a responsabilidade dos alunos: "É bem importante o aluno participar desse momento, já que ele é quem usufruirá mais dos serviços que o reitor vai prestar. É uma responsabilidade do aluno zelar por aquilo que ele tem."

Já o professor Auricélio Ferreira ressaltou a atuação do novo reitor no atual cenário da política de educação superior e técnica do Brasil. "A gente espera que quem vença possa conduzir esse novo momento do IFCE da melhor forma possível, com repercussão positiva para nós, comunidade, e os futuros ingressos nos cursos que o instituto oferta", afirmou.

As mesas de votação foram divididas em três seções: docentes, técnicos administrativos e discentes, cada uma com seus respectivos presidente, vice-presidente, secretário e suplentes. Os eleitores votaram por ordem de chegada, em cabines individuais. Do total de 334 eleitores aptos a votar, 20 eram docentes, 31 eram técnicos administrativos e 283 eram alunos, sendo 188 do campus de Tauá, 22 do EaD Fortaleza, 49 do EaD Quixadá, 19 do EaD Juazeiro do Norte e 5 do EaD Maracanaú. Ao fim da votação, haviam votado 97 alunos, 29 técnicos e 18 docentes.

Além da consulta para reitor em todos os campi, foi realizada consulta para o cargo de diretor-geral nos campi de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral. A divulgação do resultado oficial deve ocorrer no dia 21 de setembro.

 

Por: Larissa Lima (Tauá)

Assunto(s): Educação