Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Alunos do campus de Tauá participam de VIII Inovatec

Alunos do campus de Tauá participam de VIII Inovatec

Projetos criados no curso de Tecnologia em Telemática são apresentados à comunidade
última modificação: 31/10/2022 17h49

Estudantes do curso superior de Tecnologia em Telemática do campus de Tauá participam da oitava edição da Feira de Inovação, Artes, Tecnologia e Cultura – Inovatec, realizada no período de 29 de agosto a 2 de setembro na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade.

São diversos projetos apresentados pelos alunos do sexto período: taxímetro para motocicleta, sensor de presença, protótipo de automação residencial, protótipo de sistema de segurança com infravermelho e minitrator carregador automatizado. Eles também são responsáveis por ministrar os minicursos de Elaboração de questionários on-line para uso na iniciação à pesquisa científica, Manipulação de imagem com Gimp e Oficina de Arduíno.

Sávio Oliveira participa da Inovatec pela primeira vez e está à frente do projeto de mototaxímetro, desenvolvido na disciplina de Projetos de Sistemas Embarcados. A criação é apresentada como uma ferramenta útil para a população, como destaca o estudante: "Em uma cidade como Tauá, em que a gente tem o mototáxi como um meio de transporte comum, é necessário ter um equipamento para medir essas corridas, para que tenham um preço mais justo, tanto para o mototaxista quanto para o passageiro."

O projeto de minitrator foi desenvolvido pelas alunas Andreia Núbia, Dauany Barreto, Karine Batista e Regianne Sampaio. "Este trabalho é um modelo aplicado de robótica pedagógica que propôs automatizar um trator de brinquedo com a plataforma de prototipagem Arduíno. O controle dele acontece através de um aplicativo para Android desenvolvido em um programa chamado App Inventor.", explica Regianne. A equipe composta só por meninas, de acordo com Karine, é um diferencial em um meio ainda predominantemente masculino: "Além de estarmos levando para frente o nome da instituição, estamos também mostrando que existem mulheres na tecnologia."

Inovatec
A Feira é promovida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e realizada pela Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, com o objetivo de desenvolver o gosto pela pesquisa científica e integrar diversas áreas do conhecimento. O tema deste ano é "Difundindo ideias, produzindo saberes e ressignificando práticas".

Além da exposição de diversos projetos, a Inovatec oferece minicursos, oficinas e palestras nas áreas de administração, agropecuária, enfermagem e informática. A entrada é gratuita. Veja a programação completa aqui.

Por: Larissa Lima (Jornalista)