Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Alunos de Agronegócio visitam Fazenda Cachoeirinha
conteúdo

Notícias

Alunos de Agronegócio visitam Fazenda Cachoeirinha

Objetivo foi coletar solo para análise e implantação do sistema de Integração Lavoura Pecuária (ILP)
última modificação: 11/12/2015 10h56
Mícelia Araújo Estudantes de Agronegócio na coleta de solo para análise e implantação do sistema ILP

Estudantes de Agronegócio na coleta de solo para análise e implantação do sistema ILP

Os estudantes do curso técnico em Agronegócio do campus de Tauá (IFCE) visitaram a Fazenda Cachoeirinha, no distrito de Cachoeirinha do Pai Senhor, ontem (quarta-feira, 21). O objetivo da visita foi a coleta de solo para análise e implantação do sistema de Integração Lavoura Pecuária (ILP).

O sistema ILP integra o projeto de pesquisa “Terminação de cordeiros deslanados em sistema de integração lavoura pecuária (ILP) no semiárido nordestino”, aprovado na Chamada Pública nº 17/2014, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto vai possibilitar a disseminação da prática do sistema ILP, com a implantação de um consórcio de milho, capim e leguminosa como base forrageira para a terminação de cordeiros a pasto no semiárido nordestino, explica o professor João Paulo, coordenador do projeto. “Procuramos desenvolver uma solução tecnológica para o semiárido que agregue a exploração agrícola e a criação de ovinos. O sistema de integração lavoura pecuária vem como alternativa para aumentar a capacidade de suporte dessas áreas, bem como melhoria da qualidade da forragem disponível para os animais, dando base para o aumento na renda dos produtores rurais por permitir a criação de ovinos na fase de terminação”, acrescenta o coordenador.

As atividades desenvolvidas no projeto irão contemplar todo o curso de Agronegócio, trazendo práticas para os estudantes do curso. O projeto contemplou dois alunos (Mateus Lô e Juliana Xavier) com bolsas do CNPq de Apoio a Difusão do Conhecimento (ADC) e conta com dois alunos voluntários (Débora Sousa e Anny Freitas).

Diogenilson Aquino - campus de Tauá