Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Aluna do campus de Tauá embarca para Portugal
conteúdo

Notícias

Aluna do campus de Tauá embarca para Portugal

Débora da Silva vai estudar por seis meses no Instituto Politécnico do Porto
última modificação: 31/10/2022 17h50

O campus de Tauá enviou, mais uma vez, um de seus estudantes para um intercâmbio no exterior por meio do programa IFCE Internacional, que concede bolsas de estudo para alunos do Instituto. Débora da Silva Sousa, do curso de Tecnologia em Telemática, embarcou na madrugada do último dia 13 para Portugal. Ela estudará por seis meses na cidade do Porto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). As aulas terão início no dia 20 de fevereiro.

A aluna de 19 anos foi a escolhida na seleção que ofertava apenas uma vaga para o campus e tinha como critério o bom desempenho acadêmico. É a primeira vez que ela ultrapassa os horizontes de Tauá: "É outro país, outro lugar, novas pessoas, novo ambiente. Eu pretendo aproveitar ao máximo todas as oportunidades. Além disso, é estudar".

Débora viajou junto a alunos dos campi de Sobral e Tianguá. O reitor em exercício, Ivam Holanda, acompanhou o embarque dos estudantes no aeroporto. No dia anterior, outros seis alunos de diversos campi já haviam viajado.

Em 2015, Áquilas Cavalcante foi o aluno de Tauá classificado para participar do programa de mobilidade. Ele destaca a maturidade pessoal proporcionada pela experiência em Portugal e compara o ensino do IFCE ao das instituições internacionais. "Eu pude observar que o nosso IFCE não está tão distante do ensino internacional. A nossa qualidade de ensino é muito grande também.", afirma.

Já são 90 estudantes contemplados nos cinco anos do programa IFCE Internacional, que, além de Portugal, oferece bolsas de estudo em instituições do Canadá e da Espanha.

Por: Larissa Lima (Tauá)