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Conheça os projetos de extensão do campus de Sobral
O II Seminário de Ações da Extensão (SEMAE), evento que integra o Universo IFCE, recebeu, ao todo, 12 trabalhos. Uma comissão avaliou os resumos submetidos e os três primeiros lugares vão apresentar seus projetos, de forma oral, ao vivo, durante evento no Google Meet, no dia 30 de outubro, de 14h às 18 horas.
Os temas dos projetos que ficaram nos três primeiros lugares são, por ordem de classificação: "Saúde no prato com alimentos funcionais: ferramenta didática de educação alimentar e nutricional em escolas públicas de Sobral no combate à obesidade"; "Clássicos em pauta: uma iniciativa de democratização do acesso à música erudita" e "Sinfonia Coral do IFCE: novos desafios e alternativas metodológicas em meio ao ensino remoto".
Como o SEMAE tem por objetivo disseminar os resultados das ações da extensão do IFCE Sobral para toda a comunidade acadêmica e externa, a Comissão Organizadora do evento divulga, abaixo, os resumos dos demais trabalhos submetidos no Seminário. Para acessar a íntegra dos resumos, é só clicar no link nos títulos dos projetos.
English Club IFCE Sobral - consolidado e rumo à 7ª temporada
O English Club está em atividade desde o semestre letivo 2017.1. Trata-se de reuniões semanais de conversação em língua inglesa, abertas ao público interno e externo, com o objetivo de melhorar a fluência e a qualidade da produção oral através de interações significativas. A abordagem dos encontros adota a analogia com um clube, visando diminuição de formalidade e flexibilização metodológica. O English Club, que acaba de encerrar a sexta temporada, tem se consolidado como uma ação de extensão bem inserida no contexto do campus, constituindo até o momento na única atividade disponível para o desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. A iniciativa se adequou à necessidade imposta pela pandemia da Covid-19 ao utilizar encontros online, o que tem contribuído para a progressão do alcance do projeto.
Análise de solos e água para irrigação - tecnologia a favor da produção agrícola
Analisar o solo é um instrumento de suma importância na agricultura, por ter uma influência direta na produção e no desenvolvimento agrícola. O IFCE contribui com essa questão, a partir do Laboratório de Análise de Solos e Água, com serviços de extensão através das determinações dos atributos físicos e químicos do solo e análises de água para irrigação. O projeto foi implantado em 2019, com o objetivo de conhecer a fertilidade do solo, a qualidade da água e atender a uma demanda crescente. Do seu início até março de 2020, foram analisadas 247 amostras. Pelo número de amostras analisadas, foi constatado o interesse do público-alvo em conhecer o solo e a água para a irrigação, visando ao aumento da produtividade agrícola.
Avaliação e capacitação em práticas de controle higiênico-sanitário no preparo de alimentos da merenda escolar
Assegurar a qualidade do alimento oferecido é uma maneira de investir na promoção da saúde das crianças, pois, para muitas delas, a alimentação escolar é a única refeição que recebem durante o dia. As BPF (Boas Práticas de Fabricação) são legalmente exigidas para serviços de alimentação, permitindo fazer uma avaliação preliminar das condições higiênico-sanitárias de um estabelecimento de produção de alimentos. Diante disso, o objetivo do projeto foi averiguar os procedimentos adotados no preparo de alimentos em cantinas escolares de Sobral e promover a produção de alimentos seguros, aperfeiçoando as práticas dos manipuladores. O projeto teve duração de 6 meses e teve como ambiente de execução 2 (duas) escolas municipais de Sobral.
"Vem Dançar IFCE" - Aulas de Forró
A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. Considerando que a prática desda dança, na cidade de Sobral, está aquém do que é praticado no Estado, principalmente em relação a Fortaleza, a principal justificativa do projeto é disseminar nossas raízes na comunidade, fortalecendo nossa cultura e fazendo valer nossa história. Essa ação conta com a parceria a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). As aulas ocorriam (antes da pandemia) às terças e quintas-feiras, no Memorial da Educação Superior de Sobral da UVA. O primeiro encontro é teórico. Nos demais encontros, as aulas são ministradas em ambiente aberto.
Abordagens educativas para os permissionários, fornecedores e consumidores de pescados comercializados no Mercado Público de Sobral
O pescado está entre os gêneros com maior vulnerabilidade à deterioração, pois possuem alta atividade de água nos tecidos e alto teor de nutrientes, fazendo com que os microrganismos tenham uma ação rápida e destrutiva. A implantação de controle de qualidade se faz necessário. Uma das formas de atingir um alto padrão de qualidade é a implantação de ferramentas de gestão de qualidade como as Boas Práticas. Pensando nisso, o objetivo do projeto foi melhorar as condições higiênico-sanitárias da comercialização de pescados no Mercado Público de Sobral, através de ações promovidas pelos alunos do curso de Tecnologia em Alimentos. O público-alvo foram os fornecedores, os manipuladores (permissionários) e os consumidores de pescados. Foram feitos vídeos educativos, em uma linguagem simples, didática e intuitiva.
O impacto da COVID-19 nos territórios indígenas da Região Norte do Estado do Ceará
Evento de extensão que envolveu reuniões remotas entre as coordenações dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) da Região Norte. Foram feitas discussões acerca da temática indígena em um contexto de pandemia. Ao todo, foram quatro meses de planejamento interinstitucional e intercampi. Contou com a participação de membros de 5 NEABIs, entre servidores e estudantes representantes das comunidades indígenas da região e pesquisadores da saúde integral indígena e da historiografia indígena. Uma das atividades foi uma criação artística visual, realizada por estudantes membros do NEABI do campus de Camocim. O evento ocorreu de forma virtual nos dias 16 e 17 de setembro de 2020, com transmissão pelo Youtube, a partir da coordenação do Núcleo de Áudio, Vídeo e Imagem (NAVI) do campus de Sobral.
Plantas medicinais e aromáticas como tema gerador para ensino das funções orgânicas: um relato
A medicina tradicional e popular é uma prática secular realizada pelos povos autóctones e outras populações tradicionais. Esse saber popular foi repassado oralmente de uma geração a outra. As organizações internacionais de saúde passaram a se interessar por essa forma de cuidado e atenção e, então, ocorreu a institucionalização das medicinas alternativas e complementares e, dentre elas, o uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Nesse projeto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre as espécies de plantas da região, com informações como nome científico, família, principais indicações e contraindicações/efeitos colaterais. Esses dados foram compilados e cartilhas foram elaboradas, o que resultará em um e-book que está em edição. O projeto contribui ainda de forma didática no estímulo do estudo da Química no curso de Tecnologia em Alimentos.
Estratégias de marketing: um estudo em comunidades de agricultores familiares
As feiras livres são eventos organizados pela própria comunidade para o estímulo da agricultura familiar e desenvolvimento local, promovendo melhorias para os feirantes. O objetivo da pesquisa é identificar as estratégias de marketing com os líderes de comunidades do projeto REDINOVAGROECO, que impulsionam a sustentabilidade das vendas nas feiras livres. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com a aplicação de um roteiro de entrevista composto por oito questões enviadas para os líderes que representam comunidades do interior do Ceará. Assim, conclui-se que os agricultores utilizam, nas feiras livres, conhecimentos básicos de práticas de marketing, fidelizando o cliente e analisando o meio ambiente para suprir as necessidades dos consumidores.