Programa de Gestão e Desempenho
PGD 2.0
O formulário estará disponível até as 20:00 do dia 29/11/2024, e a participação de todos(as) é fundamental neste processo.
- Minuta de regulamento aprovada pela comissão de implantação.
- Apresentação com principais aspectos sobre a minuta de regulamento aprovada pela comissão.
- Formulário para contribuições da Consulta Pública
Normativos aplicáveis
Normas Básicas
- Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022 - Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT nº 24/2023 - Estabelece orientações a serem observadas pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec e do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - Siorg, relativas à implementação e execução do Programa de Gestão e Desempenho - PGD.
- Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGP-SRT/MGI Nº 21, de 16 de julho de 2024 - Altera a Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI nº 24, de 28 de julho de 2023, que estabelece orientações a serem observadas pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec e do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - Siorg, relativas à implementação e execução do Programa de Gestão e Desempenho - PGD.
Manifestações do Órgão Central do SIPEC
- Nota Técnica SEI nº 42668/2023/MGI - Consulta sobre a possibilidade de adesão a Programa de Gestão e Desempenho, com ingresso imediato na modalidade teletrabalho, no caso de movimentação de servidor entre órgãos;
- Nota Conjunta SEI nº 14/2023/DEPRO/DECAR/SGP-MGI - Consulta sobre Licença para Acompanhamento do Cônjuge e adesão a Teletrabalho no exterior;
- NT nº 35769/2023/MGI - Sobre descumprimento de metas do Programa de Gestão e suas consequências, como compensação de metas e desconto remuneratório;
- NT nº 31339/2023/MGI - Cumprimento do §1º, do art. 2º, da Instrução Normativa SGP nº 65, de 30 de julho de 2020, para a participação de militares da ativa no programa de gestão;
PGD 1.0
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), regulamentado pelo Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022 e pela Instrução Normativa n° 65/2020, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, é uma forma de trabalho com foco em metas e resultados, no qual a instituição atua de maneira estratégica, planejando e monitorando as atividades produzidas, por meio de planos de trabalho. Dessa forma, o servidor participante poderá realizar as suas atividades preferencialmente de maneira remota, pois, mais importante que a presença física no local de trabalho, é a transparência sobre o resultado produzido.
Os objetivos gerais do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do IFCE são:
- Promover a gestão da produtividade e da qualidade das entregas dos participantes;
- Contribuir com a redução de custos no poder público;
- Estimular a sustentabilidade;
- Atrair e manter novos talentos;
- Contribuir para a motivação e o comprometimento dos participantes com os objetivos da Instituição;
- Estimular o desenvolvimento do trabalho criativo, da inovação e da cultura de governo digital;
- Proporcionar mais qualidade de vida aos servidores, principalmente por meio da otimização do tempo com mobilidade, escolha do ambiente de trabalho, flexibilidade de horários, redução de custos com transporte, entre outros;
- Gerar e implementar mecanismos de avaliação e alocação de recursos; e
- Promover a cultura orientada a resultados, com foco no incremento da eficiência e da efetividade dos serviços prestados à sociedade.
- Contribuir com o cumprimento das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional.
Confira nesta página os normativos aplicáveis ao Programa de Gestão e Desempenho, o cronograma implementação e os principais documentos institucionais aplicáveis.
Normativos aplicáveis
- Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022 - Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 65/2020 (revogada) - Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão.
- Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 89/2022 (revogada) - Estabelece orientações a serem observadas pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec e do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - Siorg, relativas à implementação e execução de Programa de Gestão e Desempenho - PGD.
- Instrução Normativa SGP/MPDG nº 2/2018 - Estabelece orientação, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec, quanto à jornada de trabalho de que trata o art. 19 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, regulamentado pelo Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995 e pelo Decreto nº 1.867, de 17 de abril de 1996, que dispõem sobre o controle de frequência, a compatibilidade de horários na acumulação remunerada de cargos, empregos e funções, aplicáveis aos servidores públicos, em exercício nos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
- Portaria MEC Nº 267/2021 - Autoriza a implementação do programa de gestão pelas unidades do Ministério da Educação - MEC e de suas entidades vinculadas.
Regulamentos internos e orientações gerais
- Resolução CONSUP/IFCE nº 53, de 30 de agosto de 2022 - Normativa de implementação do Programa de Gestão e Desempenho no IFCE
- Ofício-Circular nº 1/2023/GAB-PROGEP/PROGEP/REITORIA-IFCE - Orientações gerais sobre a adesão ao Programa de Gestão e Desempenho
- Nota Técnica Nº 2/2023/GAB-PROGEP/PROGEP/REITORIA - Análise sobre a possibilidade de concessão de horário especial de estudante a servidor participante do Programa de Gestão e Desempenho.
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Ofício-Circular nº 37/2023/GAB-PROGEP/PROGEP/REITORIA-IFCE - Orientações sobre prazos e padrões de entregas no módulo Programa de Gestão e Desempenho - SUAP
- Ofício-Circular nº 38/2023/GAB-PROGEP/PROGEP/REITORIA-IFCE - Orientações aos campi sobre adesão de servidores das Fases 6, 7 e 8 do PGD após recomendações do Colégio de Dirigentes.
- Ofício-Circular nº 73/2023/GAB-PROGEP/PROGEP/REITORIA-IFCE - Consolidação de regras do Programa de Gestão e Desempenho - IFCE
Vídeos
- Live de lançamento do PGD
- Live de apresentação do módulo de gestão do PGD no SUAP
- Programa Diálogos - Entrevista com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas sobre o PGD
- Reunião de esclarecimento sobre a implantação da Fase 8 do PGD (atividades finalísticas)
Equipes de Trabalho Remoto (ETRs)
As Equipes de Trabalho Remoto (ETRs) são uma modalidade de funcionamento do Programa de Gestão e Desempenho, que possibilitam a composição de equipes de trabalho multicampi para desenvolvimento de atividades específicas e por tempo determinado. As ETRs deverão ser criadas pelo Reitor, e os participantes deverão ser selecionados por meio de Processo Seletivo próprio. Confira a seguir a lista de ETRs criadas:
- ETR SUAP Edu
- Unidade demandante: Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)
- Objetivo: Criada por meio da Portaria GABR nº 2.960, de 24/04/2023, tem por objetivo de atender à demanda de implementação do sistema SUAP Edu às unidades estratégicas do IFCE.
- Prazo: 24 meses
- Edital:
- Edital nº 10/2023/GAB-PROGEP/PROGEP/REITORIA-IFCE
- Retificação ao Edital
- Retificação nº 2
- Retificação nº 3
- Resultado Preliminar
- Comunicado
- Relatório da Análise dos Recursos
- Resultado Final
- Homologação do Resultado Final
- Portaria nº 5270 - Designação de Servidores
- Portaria nº 7559 - Designação de Servidores
- Portaria nº 9507 - Troca de Componentes
- Portaria nº 1779 - Troca de Componentes
- Comunicado GAB-PROGEP
Cronograma de implantação
- 20/04/2022 - Apresentação de minuta de Regulamento elaborada pela comissão no Colégio de Dirigentes (COLDIR)
- 20/04 a 04/05/2022 - Período para análise pelos Diretores-Gerais e suas equipes da minuta proposta
- 04/05/2022 - Validação de versão preliminar da minuta no Colégio de Dirigentes (COLDIR)
- 17/05/2022 - Lançamento de consulta pública da minuta do regulamento
- 20/05/2022 - Suspensão da consulta pública, em virtude da edição do Decreto 11.072/2022
- 10/06/2022 - Retomada da consulta pública;
- 13 a 19/06/2022 - Recebimento de proposições dos servidores em relação à minuta aprovada pelo COLDIR por meio de formulário eletrônico;
- 13/06/2022 - Data prevista para que os módulos vinculados ao Programa de Gestão estarão disponíveis para uso pelo IFCE no SUAP;
- 20/06 a 01/07/2022 - Análise das proposições dos campi pela comissão;
- 29/08/2022, Aprovação de minuta de resolução no CONSUP;
- 05/09/2022 - Data prevista para início do projeto-piloto;
Histórico do processo de implantação do PGD no IFCE
- Minuta de regulamento aprovada pela comissão de implantação.
- Apresentação com principais elementos sobre a minuta de regulamento aprovada pela comissão.
- Minuta de regulamento aprovada pelo COLDIR e divulgado para consulta pública
- Modelo de tabela de atividades desenvolvido pelo FORGEP/CONIF para os Institutos Federais
- Minuta de regulamento após a edição do Decreto nº 11.072/2022
- Formulário para a consulta pública
- Relatório de respostas às sugestões da consulta pública
- Minuta de regulamento após sugestões da consulta pública
- Minuta de regulamento submetida ao CONSUP após revisão
- Exposição de motivos para implementação do PGD
- Resolução CONSUP/IFCE nº 53, de 30 de agosto de 2022 - Normativa de implementação do Programa de Gestão e Desempenho no IFCE
- Requerimento de adesão ao PGD (disponível no SEI!)
- Guia de utilização do módulo PGD do SUAP (Opção "Gestão de Pessoas" -> "Programa de Gestão")
- Tabela de Atividades - Fase 2 - Administração e Planejamento (ADP)
- Tabela de Atividades - Fase 3 - Gestão de Pessoas e Chefias de Gabinetes (GPG)
- Tabela de atividades - Fase 4 - Auditoria, Controle e Governança
- Tabela de atividades - Fase 5 - Comunicação Social
- Tabela de atividades - Fase 6 - Tecnologia da Informação
- Tabela de atividades - Fase 7 - Assistência Estudantil
- Tabela de atividades - Fase 8 - Ensino
- Tabela de atividades - Fase 8 - Extensão
- Tabela de atividades - Fase 8 - Pesquisa, Pós-graduação e Inovação