Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Extensão > Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
conteúdo

Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

última modificação 25/02/2022 10h26

Referente a temática da acessibilidade no IFCE as ações datam desde Abril/2005, oficializadas através da portaria nº 44/2005, da então Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE, atual unidade componente do IFCE.

Em 2015, foi publicada a resolução 050/2015 que aprovou o Regulamento dos NAPNEs no IFCE e a portaria 509/GR que instituiu a Comissão Técnica de Acessibilidade do IFCE para realizar diagnóstico sobre a acessibilidade dos campi e número de discentes com deficiência. Em 28 de maio de 2018, foi aprovada a Resolução de nº 64 que traz algumas alterações na resolução 050/2015.

Os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) objetivam criar uma cultura da “educação para convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, tecnológicas, educacionais e atitudinais. 

São objetivos dos NAPNES:

I - Buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na Instituição de ensino.

II - Promover condições necessárias para o ingresso, a permanência e o êxito educacional de discentes com necessidades educacionais específicas no IFCE;

III - Propor e acompanhar adequações arquitetônicas, possibilitando às pessoas da comunidade com deficiência o acesso a todos os espaços físicos dos campi, conforme as normas previstas em lei;

IV - Atuar junto às coordenações de cursos, à equipe pedagógica e aos colegiados dos cursos oferecendo suporte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas, colaborando com a adaptação dos referenciais teórico-metodológicos.

V - Articular junto aos campi e à PROEXT a disponibilização de recursos específicos para aquisições de materiais de consumo e permanente que possibilitem a promoção das atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade;

VI - Potencializar o processo ensino-aprendizagem por meio da utilização de novas tecnologias de informação e de comunicação (TICs) que facilitem esse processo;

VII - Promover e participar de estudos, eventos e debates sobre Educação Inclusiva com o intuito de informar e sensibilizar a comunidade acadêmica no âmbito do IFCE e de outras instituições;

VIII - Contribuir para a inserção da pessoa com necessidades educacionais específicas no IFCE e em espaços sociais;

IX - Assessorar a Diretoria de Ingressos do IFCE especificamente nos casos de ingresso de estudantes e servidores com necessidades específicas;

X - Assessorar, quando necessário, no processo de alterações nas regulamentações que visem o ingresso e a permanência de pessoas com necessidades educacionais específicas no IFCE.

Obedecendo o que estabelece no Regulamento, anualmente é realizado Encontro dos NAPNEs com objetivo de formação e socialização de experiência.

Atualmente, a instituição possui 27 NAPNEs em funcionamento, distribuídos em seus 33 campi, além de um Centro de Equoterapia (Iguatu), além de outras ações com visibilidade e impactos no âmbito institucional, local e nacional.

Mapa Napnes 02.2021 

Atas de reuniões técnicas

Reunião em 28 de junho de 2019

 

Relatório dos Encontros

O II encontro dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas – Napnes, aconteceu de 15 a 19 de dezembro de 2014 no Campus Acaraú. Para acessar o relato do encontro, clique aqui.

O III encontro dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas – Napnes, aconteceu de 06 a 08 de abril de 2016 no Campus Canindé, tendo como temática: Diversidade de saberes sobre Acessibilidade e os desafios para a inclusão. Para acessar o relato do encontro, clique aqui.

O IV Encontro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napnes aconteceu no campus de Juazeiro do Norte no período de 01 a 03 de agosto de 2017, tendo como tema Educação Inclusiva, Direitos, Saberes e Vivências, na qual se elucidou a evolução em nossas apreensões sobre acessibilidade e os desafios para a consolidação do trabalho que vem sendo aprimorado ano a ano. Para acessar o relato do encontro, clique aqui.

O V Encontro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napnes aconteceu junto ao Fórum de Extensão no período de 11 a 14 de junho de 2018 na Reitoria. Para acessar a ata da reunião, clique aqui.

O VI Encontro dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) do IFCE e o IV Encontro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Morada Nova aconteceram nos dias 17 e 18 de setembro de 2019 no referido campus. Para acessar o relato do encontro, clique aqui

Resoluções

Nota Técnica N° 001/2015/PROEXT/PROEN/IFCE
Assunto: Orientação quanto à elaboração e utilização de recursos didáticos e pedagógicos adaptados aos estudantes com deficiência.

Resolução N° 050, de 14 de dezembro de 2015
Aprova o Regulamento dos Napnes do IFCE.

Resolução N° 64, de 28 de maio de 2018
Aprova a alteração da resolução n° 050 de 15 de dezembro de 2015.

 

Comissão Técnica de Acessibilidade do IFCE

Relatório de pesquisa sobre acessibilidade no IFCE. Para acessar o documento, clique aqui.

 

Contato


Instituto Federal do Ceará
Pró-reitoria de Extensão
Rua Jorge Dumar, 1703 – Járdim América Fortaleza-CE, CEP 60410-426 - Fortaleza – CE
Fone: (85) 3401.2346
E-mail: proext@ifce.edu.br