Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Ensino > Biblioteca > Entrega de Trabalho Final
conteúdo

Entrega de Trabalho Final

última modificação 11/10/2023 17h08

O depósito de trabalho final de cursos de graduação (TCCs) e de pós-graduação (TCCEs, dissertações e teses), no âmbito do SIBI - IFCE, observa o disposto no Anexo A  do Regulamento de Funcionamento das Bibliotecas. Para tal, o discente deve seguir as Orientações para Entrega de Trabalho Final:

ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHO FINAL
REQUISITOS

 1)  Normalizar o trabalho acadêmico de acordo com as orientações estabelecidas no Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFCE - 3.ed. atual. 2020. 

ANEXO -  Atualizações da ABNT NBR 10520/ 2023 (Citações) 

 2)  Providenciar a  ficha  catalográfica  do  trabalho.  Para  isso,  deve acessar  o Gerador Automático de Ficha Catalográfica, disponível no Portal SIBI , preenchendo o formulário com os dados bibliográficos do trabalho.

 *A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho final  em formato eletrônico;

*Para artigos científicos fica dispensada a apresentação da ficha catalográfica.

 3)  Observar que a folha de aprovação dos trabalhos no formato TCC, TCCE, dissertação ou tese deve estar, obrigatoriamente, sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação no Repositório Institucional do IFCE;

 4)  Imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório  Institucional do IFCE. 

 5)  Salvar o trabalho, exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos). O arquivo não deve ultrapassar 5 Megabytes.

6)  No caso de apresentação de Produto Educacional que acompanha o trabalho final, apresentar o documento exclusivamente em formato eletrônico, em uma arquivo único em PDF que não deve ultrapassar 5 Megabytes.

 INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DO TRABALHO FINAL

 1)  Apresentar á coordenadoria do seu curso a versão final do trabalho e do produto educacional (se for o caso), aprovados pelo orientador, juntamente com o Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório  Institucional do IFCE, de acordo com os formatos especificados, a fim de que seja gerado um processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI);

 2)  A coordenadoria do curso confere o conteúdo dos arquivos, no ato do recebimento, a fim de garantir que os mesmos apresentem conteúdos válidos;

 3)  A coordenadoria do curso gera um processo no SEI, anexando os arquivos (trabalho final + termo de autorização), e os envia à biblioteca específica do seu campus para validação. Para os cursos de pós-graduação que exijam, além do trabalho final, a apresentação de um Produto Educacional, este deve ser anexado ao processo, em arquivo separado (trabalho final + produto educacional + termo de autorização);

4)  A biblioteca valida os arquivos submetidos no processo e disponibiliza o trabalho acadêmico e o produto educacional (se houver) no Repositório Institucional do IFCE;

 5)  Caso os arquivos enviados não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos, a biblioteca retornará o processo à coordenadoria do curso para que esta proceda às alterações exigidas. Cumpridas as exigências, a biblioteca validará o recebimento dos arquivos, comunicando à coordenadoria, por intermédio do documento Validação da Submissão do Trabalho Final.

 6)   No caso de trabalhos que envolvam patentes ou embargo (quando não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento, durante um determinado período de tempo) deve imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório Institucional do IFCE, assinalando a opção “Passível de patenteamento ou embargo” e entregar à coordenadoria do curso, acompanhado do arquivo (PDF) contendo apenas o resumo e os dados bibliográficos (autor e título) do trabalho final.

OBS 1: Cada processo, criado no SEI, deverá conter informações e arquivos anexos relativos a apenas um (1) trabalho final.

 OBS 2: A biblioteca não receberá os trabalhos diretamente dos discentes, como também não receberá arquivos em outras mídias (CD, DVD, HD, impressa).

 LEGISLAÇÃO CORRELATA

  •  Lei 12.527 de 2011 – Lei de Acesso à Informação
  • Resolução 034/2017 – CONSUP, de 27/03/2017 - Aprova o Manual de normalização de trabalhos acadêmicos do IFCE.
  • Resolução 99/2017-CONSUP, de 27/09/2017 – Aprova o Manual de elaboração de projetos pedagógicos dos cursos do Instituto Federal do Ceará.
  • Resolução 116/2018 - CONSUP, de 26/11/2018 - Aprova o regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.