Notícias
Pecém terá Centro de Pesquisa em Energias Renováveis
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Cursos deverão ser oferecidos na área de energias renováveis em 2019 (Foto: Comunicação Social)
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai receber, no campus do Pecém, o primeiro Centro de Pesquisa e Qualificação em Energias Renováveis do Ceará. O projeto, que recebe investimento dos governos federal e estadual, é dividido em duas partes: uma planta de geração de energia solar fotovoltaica e um laboratório de pesquisa e qualificação profissional em energias renováveis. A previsão é de que a licitação ocorra neste ano e que, em 2019, já inicie o funcionamento.
A primeira parte do projeto, que terá investimento de R$ 1,4 milhão, consiste na construção de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica que totaliza 300 kWp (300 kilowatts pico), capaz de gerar uma economia de até 90% da energia elétrica consumida pelo campus. Este projeto irá contemplar, além de um sistema fotovoltaico convencional, a implementação de outras tecnologias, o que permitirá o desenvolvimento de pesquisas a curto, médio e longo prazo em geração de energia.
Já a segunda parte, orçada em R$ 4,8 milhões, é composta por dois laboratórios: um voltado à pesquisa e produção científica em energias renováveis, eficiência energética, planejamento energético e eletrônica de potência. O outro, um laboratório de qualificação profissional para treinamento de instalação, operação e manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaica, solar térmica e eólica, além de equipamentos móveis para capacitação no setor para todo o estado.
A implantação de um laboratório de energias renováveis no Ceará, especificamente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, proporcionará meios para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao processamento da energia elétrica, certificação e homologação de inversores de frequência e outros equipamentos de uso em sistemas de energia renovável. Além disso, proporcionará a outros laboratórios de outras instituições na região, equipamentos para testes de novas tecnologias de produção.
Os recursos do projeto são advindos de rendimentos de aplicação da construção do Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC) – hoje campus do Pecém do IFCE - equipamento construído pela Secitece (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará), em convênio com o MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação).
Ao centro, Marcel Ribeiro, diretor-geral do campus do Pecém, durante encontro em Brasília que tratou da aprovação e financiamento do projeto.
Comunicação Social – Campus de Caucaia