Você está aqui: Página Inicial > Paracuru > Notícias > Paracuru realiza I Encontro Setembro Azul
conteúdo

Notícias

Paracuru realiza I Encontro Setembro Azul

CULTURA SURDA

Durante o evento, foram discutidos os direitos da pessoa surda no processo de inclusão social e educacional
última modificação: 26/09/2019 16h04
Exibir carrossel de imagens
  • "> IMG_0255.JPG
  • "> IMG_0162.JPG
  • "> IMG_0179.JPG
  • "> IMG_0183.JPG
  • "> IMG_0186.JPG
  • "> IMG_0225.JPG
  • "> IMG_0231.JPG
  • "> IMG_0327.JPG
  • "> IMG_0341.JPG
  • "> IMG_0384.JPG
  • "> IMG_0399.JPG

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais (Napne) e o Centro de Assistência Estudantil (CAE) organizaram o evento “Os direitos da pessoa surda no processo de inclusão social e educacional”, realizado no dia 25 de setembro de 2019, no IFCE Campus Paracuru.

A intenção é proporcionar o maior conhecimento acerca da cultura e Língua de Sinais, a fim de buscar a garantia da inclusão social e educacional da pessoa surda. O objetivo é aprender com a própria pessoa surda sobre quais habilidades são necessárias para a comunicação e possibilitar a interação fundamental entre pessoas surdas e ouvintes. Também homenageá-las, lutando por visibilidade e conscientização, chamando atenção da sociedade e do poder público para as necessidades de interação com pessoa surda.

O I Encontro Setembro Azul do IFCE Campus Paracuru, ao abordar a temática dos direitos da pessoa surda e seu processo de inclusão social e educacional, propôs refletir e debater sobre as lutas, conquistas e desafios atuais das pessoas surdas nos diferentes espaços da sociedade e da educação. A realização do I Encontro Setembro Azul marca, também, um novo momento na trajetória educativa deste campus com a implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que nasce com a expectativa de ampliar a qualidade da educação, produzir e desenvolver novos valores e práticas comprometidos com a diversidade e a inclusão social.

No evento, coordenado pela professora Ms Sibele Maria Souza, coordenadora do Napne do campus, fizeram parte da mesa-redonda:  o professor Geraldo Lima, especialista em Libras do IFCE Tabuleiro do Norte; o prof. Francisco Wesley de Souza, licenciado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Instituto Federal do Ceará; a profa. Josenira Freitas da Rocha, da Rede Municipal de Educação de Paracuru; Izalete Vieira, especialista em educação do campus Caucaia e prof. Ricardo Barros, especialista em Libras pela Universidade Regional do Cariri (Urca), intercalando cada palestra por depoimentos de pessoas que fazem da parte ou vivenciam o dia a dia da comunidade surda, além da participação de algumas autoridades do município que apoiam.

IMG_0231.JPG

A escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional, também internacional. Neste mês há marcos históricos para a comunidade surda que merecem ser lembrados e homenageados. 

No dia 10, é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais, data que visa promover o respeito à Língua e à valorização. O dia 26 é a referência da criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, e do Dia Nacional dos Surdos. No dia 30, por fim, será celebrado o Dia Internacional do Surdo, data também escolhida para relembrar o fatídico Congresso de Milão, que proibiu o uso das Línguas de Sinais no mundo.

 

IMG_0384.JPG