Você está aqui: Página Inicial > Paracuru > Notícias > Novembro Negro discute temática afro-quilombola
conteúdo

Notícias

Novembro Negro discute temática afro-quilombola

ENCONTRO

Segunda edição do evento será realizada de forma remota
última modificação: 23/10/2020 08h41

A temática “Ancestralidade, identidade e lutas da negritude” conduzirá o evento Novembro Negro, promovido pelo Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas (Neabi), do campus de Paracuru, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), para discutir as questões em torno da cultura e do movimento negro, a partir do olhar da própria comunidade.

Esta é a segunda edição do evento que, em razão da pandemia, será realizado em formato remoto, com transmissão por meio do Google Meet e do canal do campus de Paracuru no YouTube. Haverá palestras com relatos de histórias e memórias de jovens negros, além de apresentações culturais com exposições de vídeos e sarau virtual de poesias.

Segundo a docente Karlane Holanda, que coordena o evento, a iniciativa partiu da necessidade de fomentar a inclusão das temáticas afro nas instituições de ensino, especialmente garantida pela legislação brasileira. “É um modo de darmos visibilidade e de estendermos as discussões em torno da cultura negra para o enfrentamento ao preconceito e à discriminação”, diz Karlane.

O diferencial desta edição está no fato de ser integralmente composto por palestrantes negros, inclusive com alguns membros do quilombo Cercadão dos Dicetas, localizado na cidade de Caucaia, na região Metropolitana de Fortaleza. “Estamos valorizando o pertencimento, dando voz à negritude, aos protagonistas do movimento negro”, diz Karlane.

Ao longo de todo o mês de novembro, serão realizadas lives, cujas mediações terão a participação de alunos componentes do Neabi de Paracuru. Haverá certificado de participação, com necessidade de inscrição prévia no evento. As palestras ocorrerão sempre às 17h30, cujas datas e temas podem ser conferidos no site Novembro Negro, clicando aqui.

Deborah Sampaio – Reitoria IFCE