Você está aqui: Página Inicial > Paracuru > Notícias > Campus Paracuru promove "Abril Indígena"
conteúdo

Notícias

Campus Paracuru promove "Abril Indígena"

CULTURA

Documentário, debate e exposição fotográfica marcam as celebrações no evento
última modificação: 06/05/2019 15h26

O campus de Paracuru do IFCE realizou o “Abril Indígena”, iniciativa pela qual a educação profissional e tecnológica pôde estreitar conhecimento e relações com os povos indígenas, representados pelos Anacés, etnia que habita no litoral oeste cearense.  

Organizado pela equipe do Serviço de Psicologia, com apoio da Pró-reitoria de Extensão, o evento promoveu entre os dias 29 de abril e 3 de maio a exposição de fotos indígenas, do fotógrafo Iago Barreto Soares, em que foi possível conhecer não só outras comunidades indígenas do Ceará como também o cotidiano do índio anacé e estudante de Ciências Biológicas do campus, João Gleidson dos Santos Oliveira, mais conhecido como Gleidson Anacé.

Outra atividade do Abril Indígena foi o lançamento, no dia 30 de abril, do documentário “Raízes Indígenas”, feito em parceria com o setor de Comunicação Social. Em seguida, foi realizado debate em duas edições, nos turnos manhã e tarde, que contou com a presença de professores, técnicos, estudantes e do diretor-geral, Toivi Masih Neto. As reflexões convergiram em reconhecimento da importância dos indígenas para o Brasil, na perspectiva socioambiental e multicultural.

"Quero falar da importância de nós, indígenas, ocuparmos os diversos espaços na sociedade, por exemplo, nos Institutos Federais e nas universidades. Destaco a importância do nosso direito à política de cotas e programas como bolsa permanência, inclusive porque sou cotista e bolsista desse programa. Sem isso seria muito mais difícil continuar meus estudos e contribuir com minha comunidade, porque é esse o objetivo de eu estar estudando Biologia no IFCE Paracuru”, relata Gleidson Anacé.

Veja os principais momentos da programação em nossa Galeria de Fotos.