Proext apresenta cartilha sobre incubação de empresas
A Pró-reitoria de Extensão (Proext), cumprindo com o propósito de colaborar com a produção de conhecimento sobre o empreendedorismo, lança a cartilha do Programa de Incubação de Empresas do IFCE.
Criada com a finalidade de divulgar o programa nos campi, a publicação tem a finalidade de proporcionar o fortalecimento da cultura empreendedora, apoiada na integração do ensino, pesquisa e extensão; a geração de oportunidades de negócios para os alunos; a troca de tecnologias entre os campi; e a contribuição para o desenvolvimento local.
A cartilha detalha as etapas que devem ser seguidas para instituir uma incubadora, as áreas de atuação, modalidades e também como alunos e egressos podem fazer parte do programa, tornando mais simples o processo de implantação.
A primeira incubadora de empresas a funcionar no IFCE foi a do campus de Fortaleza, que já conta com 10 anos de funcionamento e vários casos de sucesso. Atualmente, a iniciativa também acontece nos campi de Acaraú, Aracati, Iguatu e Tianguá. Em 2015, por exemplo, a Proext promoveu várias capacitações, com a meta de que, nos próximos anos, mais campi criem suas próprias incubadoras.
“O objetivo maior de nossas incubadoras é poder proporcionar aos alunos conhecimento para que eles possam desenvolver o seu lado empreendedor, a possibilidade de eles empreenderem na região e montarem o seu próprio negócio”, declara a chefe do Departamento de Extensão Acadêmica, Rejane Saraiva.
As incubadoras surgem por iniciativa do campus. O servidor começa a se interessar pelo programa e, a partir de uma motivação do próprio campus, tem início o processo de implantação. Embora a prática não seja obrigatória, a pró-reitoria trabalha com estratégias visando à expansão da experiência para todos os campi.
Conheça a Cartilha Programa de Incubação de Empresas.
Renata Erlen, estagiária de Jornalismo