Polo de Inovação Fortaleza fará pesquisas na área automobilística
Mesmo em tempos de pandemia, o Polo de Inovação Fortaleza, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) não para e fecha mais uma grande parceria, desta vez, com a empresa de raízes cearenses Troller, pertencente à Ford do Brasil. Trata-se de um acordo de colaboração no desenvolvimento de projetos baseados em inteligência artificial para o setor automobilístico.
Segundo a diretora-geral do Polo de Inovação Fortaleza, Cristiane Borges Braga, a parceria ratifica o potencial do investimento em inovação da indústria. Esta é a primeira vez que o Polo fecha parceria para o desenvolvimento de trabalhos na área automobilística, voltados para a elaboração de sistemas de veículos off-road.
“Trata-se de um projeto de utilização de tecnologia de ponta baseado nos princípios de visão computacional e inteligência artificial, que, por meio de equipamentos tecnológicos, favoreçam o aprimoramento da direção desses automóveis destinados ao trânsito em terrenos fora dos ambientes das cidades”, garante Cristiane.
Cristiane garante que esse é um marco para a atuação do Polo de Inovação, vez que já havia a prospecção de trabalhos com o setor automobilístico há algum tempo e, no início do ano, começaram a se efetivar os encaminhamentos para a execução da parceria, agora já formalizada, envolvendo engenharia, mecânica, mecatrônica, computação, entre outras.
SOLUÇÕES
O Polo de Inovação Fortaleza atua desenvolvendo projetos de pesquisa, a partir de soluções tecnológicas para as necessidades do mercado. Segundo Cristiane Borges, a unidade atua a partir de dois caminhos: as empresas os procuram já definindo as demandas pretendidas, ou apresentando as dificuldades para que se possam buscar objetivos aplicáveis.
Com isso, o Polo envolve os alunos das mais diversas áreas e campis do IFCE em trabalhos com tecnologias inovadoras, oportunizando-lhes o emprego da prática acadêmica mediante a imersão da realidade do mercado de trabalho. O projeto é realizado nas unidades da instituição, com apoio de servidores, contando ainda com atividades dentro das empresas.
“A atuação dos alunos nos projetos do Polo se torna complementar à formação deles, pois as pesquisas permitem o desenvolvimento de novas habilidades e competências, podendo ser empregadas em outros cenários da vida profissional, resultando numa qualificação complexa e diferenciada, sendo relevante para a atuação no mercado de trabalho”, garante Cristiane.
Deborah Sampaio – Reitoria