Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Stand e pesquisas do IFCE fazem sucesso no Connepi

Stand e pesquisas do IFCE fazem sucesso no Connepi

EDIÇÃO 2016

Trabalho de servidores e de alunos estão entre os mais procurados por visitantes
última modificação: 08/12/2016 09h00
Connepi reúne pesquisadores do Norte e Nordeste em Maceió

Quem passava pela área dos stands no XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação no começo da manhã desta quarta-feira, em Maceió/AL, logo notava uma movimentação intensa em um stand em especial - o do Instituto Federal do Ceará. Foi grande a procura pelas obras e demais publicações disponibilizadas ao público.

Foi assim também na área de apresentação de trabalhos na categoria banner. As pesquisas do IFCE estavam entre as mais procuradas desta quarta e contemplavam diversas áreas - indo desde a engenharia ambiental até a matemática, passando também pela nutrição, o turismo e a administração, com a participação de pesquisadores de vários campi.

E quem disse que o IF é só tecnologia? A pesquisadora Rebeca Maria Gadelha de Sousa é uma prova viva de que a vocação da pesquisa no IFCE transcende esse conceito. Ela é uma prata da casa - formou-se em Artes Plásticas no próprio IF, é servidora do quadro técnico administrativo e participou do Connepi com a pesquisa intitulada "Arbítrio Criativo na Contemporaneidade - a obtenção da liberdade criativa deste artista", na qual ela aponta as contribuições de artistas de momentos históricos anteriores na formação do artista contemporâneo.

"Não é só o aluno e o docente que pesquisam. O técnico administrativo, apesar de estar envolvido com um trabalho diário dentro do Instituto, pode e deve pesquisar também. Muitas vezes um servidor se depara em seu próprio trabalho com uma situação que pode render uma pesquisa - e isso deve ser cada vez mais incentivado", disse Rebeca - em meio a uma pausa na corrida tarefa de atender a todos que, no Connepi, interessaram-se pela pesquisa dela.

Uma boia para medir a qualidade da água

Os alunos do campus de Camocim do IFCE levaram ao Connepi propostas muito interessantes na área ambiental. A primeira delas é o projeto BHoIA - Boia Holonômica para Investigação Ambiental. Como o próprio nome diz, o projeto prevê o desenvolvimento de uma boia - na verdade uma plataforma robótica flutuante com sensores de baixo custo, usada para o monitoramento da qualidade da água.

"Através dessa boia, nós conseguimos avaliar fatores como pH, turbidez, oxigênio dissolvido e outros", explica Carlos Eduardo de Carvalho, aluno do curso de Processos Ambientais do campus Camocim. Carlos é orientado pelo professor Gilberto Schwertner Filho. O projeto BHoIA, que funciona no âmbito do Grupo de Pesquisas do Núcleo Pró-autonomia Ambiental (Nauta), foi contemplado com a aprovação de quatro trabalhos para apresentação nesta edição do Connepi: dois na modalidade oral e outros dois no tipo banner.

Outro interessante projeto levado pelos alunos de Camocim ao XI Connepi é o desenvolvimento de um anemógrafo cônico para monitoramento eólico. Francisco Márcio do Nascimento Júnior, autor da pesquisa, explica que a ideia veio de uma forma inusitada. "Resolvemos 'girar' o anemômetro idealizado por Leonardo Da Vinci, e vimos que ele ficava em formato de cone - o que faz com que um anemógrafo seja muito mais eficiente", disse Francisco. O equipamento usa campos magnéticos para detectar a intensidade do vento e outras variáveis, e a intenção é utilizá-lo para beneficiar a demanda de agricultura familiar da cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do sul.

O XI Connepi segue até a sexta-feira (09). O evento é realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Por Dowglas Lima (De Maceió)