Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Com ampla participação do IFCE, começa o XI Connepi

Com ampla participação do IFCE, começa o XI Connepi

DESTAQUE NA REDE

Instituição participa com apresentação de 238 trabalhos; veja como foi a abertura em Maceió, Alagoas
última modificação: 07/12/2016 09h16
Exibir carrossel de imagens Reitores participam da abertura e prestigiam delegações em Maceió

Reitores participam da abertura e prestigiam delegações em Maceió

O auditório ficou pequeno na abertura da décima primeira edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, o Connepi. Na noite desta terça (06/12), uma solenidade abriu os trabalhos no Ritz Hotel Lagoa da Anta, em Maceió, capital de Alagoas. Com a presença de gestores e representantes de diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de pesquisadores e de alunos, o congresso já começou com clima festivo: os participantes assistiram a uma bonita apresentação do Balé Folclórico de Alagoas, dando o cartão de visitas da cidade.

O reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, participou da abertura - e tem motivos de sobra para estar otimista em relação ao Connepi.  Afinal, são 238 trabalhos do IFCE aprovados para apresentação no congresso nas mais variadas áreas - e envolvendo estudantes de diversos campi da instituição.

A delegação cearense chegou animada à capital alagoana, alegria que é compartilhada pelo reitor. "Temos quantidade e também qualidade. Esse momento é uma recompensa do esforço de todos os nossos estudantes que estão em sala de aula e desenvolvendo pesquisas. É um orgulho para toda a nossa rede", afirmou o reitor.

O XI Connepi tem números superlativos. São mais de dois mil participantes e o envolvimento direto de 19 instituições do norte e nordeste. Todo esse público terá ao seu dispor uma ampla programação, que reúne minicursos, palestras e apresentação de pesquisas. O desafio de trazer o congresso para Maceió pela segunda vez foi abraçado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), cujas equipes não mediram esforços para promover um encontro dessas dimensões.

"O Connepi sempre será maior do que qualquer dificuldade que surgir no caminho. Ficamos sabendo de estudantes que saíram do Amazonas de barco no sábado, para poder estar aqui hoje", destacou Carlos Henrique Almeida Alves, pró-reitor de pesquisa e inovação do IFAL e coordenador do XI Connepi.

Apoiam a realização do Connepi a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento segue até a sexta-feira (09).

Por Dowglas Lima (de Maceió)