Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Doces Flautas Doces mescla erudito e popular na Bienal
conteúdo

Notícias

Doces Flautas Doces mescla erudito e popular na Bienal

EXTENSÃO E MÚSICA

Grupo tem mais de 30 anos de existência e apresenta-se na noite de sexta (30) na Reitoria
última modificação: 27/11/2018 17h18

Doces Flautas Doces tem três décadas de existência (Foto: Divulgação)

Doces Flautas Doces tem três décadas de existência (Foto: Divulgação)

A flauta doce é, notadamente, um dos instrumentos mais indicados para a introduzir as pessoas no estudo da música e suas possibilidades. Mas qual o resultado do aprimoramento constante do seu uso? É com esse foco que o grupo Doces Flautas Doces do IFCE vem, ao longo dos anos, construindo uma identidade própria. A formação é uma das atrações da I Bienal Internacional de Música do IFCE Paulo Abel do Nascimento, evento que vai de 29 de novembro a 1º de dezembro em Fortaleza.

O grupo nasceu ainda no contexto da então Escola Técnica Federal do Ceará, e conta com cerca de 30 anos de firme atuação no cenário cultural do Instituto. É uma das atividades vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão – mesclando, dessa forma, músicos oriundos do próprio IFCE e da comunidade externa.

A professora Cecília do Valle está à frente da direção musical do Doces Flautas Doces. Pianista, flautista e docente, ela é, acima de tudo, uma apaixonada pelo que faz. “Atualmente somos 9 integrantes (entre eles dois professores da casa). O grupo é uma atividade artística extensionista, com foco na pesquisa, composição de arranjos, estudos técnicos e interpretativos da música - por meio desse instrumento, de sonoridade tão delicada que é a flauta doce, ou flauta block, em toda a sua família”, explicou Cecília.

Ela detalha que, sendo um instrumento para performances acústicas, o grupo se dedica ao repertório erudito e popular, passeando entre músicas medievais, renascentistas e barrocas, como também MPB e o Cancioneiro Nordestino. Para celebrar o último encontro musical dessa primeira bienal, o Doces Flautas Doces homenageia Paulo Abel do Nascimento com duas peças do Período Barroco e brinda os encontristas com música brasileira e nordestina do mais alto nível e bom gosto. “Teremos Djavan, Caetano Velozo, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, entre outras estrelas”.
A apresentação na Bienal está marcada para as 18h do dia 30/11 (sexta-feira), na praça Carlos Câmara, da Reitoria do IFCE. A entrada é franca.

Saiba tudo da Bienal clicando aqui

Dowglas Lima - Reitoria