Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Mulheres Empoderadas ofertará capacitação e microcréditos
conteúdo

Mulheres Empoderadas ofertará capacitação e microcréditos

última modificação 02/06/2021 10h28
Parceria com Governo do Ceará atenderá mulheres em situação de vulnerabilidade

Mulheres cearenses em situação de violência doméstica, intrafamiliar, sexual e em vulnerabilidade socioeconômica terão um olhar especial a partir de projeto de incentivo ao empreendedorismo e à geração de renda por meio de capacitação profissional e concessão de microcréditos, numa parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Governo do Estado do Ceará, mediante o Mulheres Empoderadas - Projeto de Empreendedorismo para Mulheres em Situação de Violência no Estado do Ceará.

Segundo as diretrizes do projeto, o objetivo é transformar a vida de mulheres que desejam ser protagonistas de sua própria história, mediante o desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam a autonomia econômica das atendidas, vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade, a serem selecionadas pela Casa da Mulher Brasileira do Ceará, vinculada à Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Assim, as atendidas terão acesso a cursos de qualificação profissional que serão promovidos pelo IFCE, tais como corte e costura, artesanato, doçaria, culinária, idiomas, estética, informática, mídias digitais, dança, teatro, horta, cuidados integrativos, bem como curso de defesa pessoal. A partir disso, serão concedidos microcréditos, pelo Governo do Ceará, para forma de incentivo ao protagonismo dessas mulheres na inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Estão envolvidas no projeto as pró-reitorias de Extensão (Proext), de Pesquisa e Inovação (PRPI) e de Ensino (Proen) do IFCE, todas, coincidentemente, conduzidas por mulheres. Para a pró-reitora da Proext, Ana Cláudia Uchôa, o IFCE pretende, através da promoção de formações profissionais variadas, “contribuir para que tantas outras mulheres alcem voos melhores e maiores, além daqueles que imaginem poder alcançar. Nesse sentido, as pró-reitorias estão irmanadas para contribuírem com a ação”.

Deborah Sampaio - Reitoria