Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Ecomapss chega a mais uma unidade de conservação
conteúdo

Notícias

Ecomapss chega a mais uma unidade de conservação

SUSTENTABILIDADE

Aplicativo trará informações sobre biodiversidade do Sítio Curió
última modificação: 24/05/2019 16h05

O Instituto Federal do Ceará e a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará lançaram, nesta sexta-feira (24), mais uma versão do Ecomapss (aplicativo desenvolvido por professores e estudantes do campus de Crato de mapeamento ambiental). Desta vez, a ferramenta será utilizada na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Sítio Curió, em Fortaleza.

A solenidade de lançamento contou com a presença do reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do campus Crato. “é um trabalho extremamente relevante, amplia o conhecimento das pessoas sobre nossas unidades de conservação, sobre a biodiversidade existente no Ceará e mostra como as ações desenvolvidas no Instituto Federal do Ceará atendem às demandas da sociedade e contribuem para o desenvolvimento tecnológico, econômico, ambiental e cultural”, comentou.

De acordo com o secretário Artur Bruno, esta é mais uma unidade de conservação a implantar a inovação que une tecnologia e meio ambiente. O aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, que pode ser baixado no Google Play/ Play Store, já é utilizado na Arie Águas Emendadas, em Tauá, e nos parques estaduais, Sítio Fundão, no Crato, e Cocó, na capital.

O Ecomapss é resultado de pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes do campus Crato. De acordo com o coordenador da iniciativa, professor João Alberto Abreu, o aplicativo nasceu para mapear o próprio campus do IFCE, no Crato. “A partir daí, graças a uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e o apoio da gestão do IFCE, expandimos os trabalhos, e o Ecompass tem chegado a várias unidades de conservação”. Para a implantação no Sítio Curió, devido à rica diversidade biológica e várias espécies nativas da unidade, o processo de implantação demorou cerca de quatro meses. “Foram identificadas 41 espécies em uma trilha de três quilômetros”, contou o professor.

O dispositivo de mapeamento ambiental (Ecomapps), além de informar sobre fauna, flora e outros pontos de interesse, ainda traz curiosidades sobre a unidade de conservação. Basta que o telefone tenha uma câmera fotográfica e o usuário aponte para o código (QR Code) impresso nas placas que estão afixadas e distribuídas na UC.

O lançamento do aplicativo integra a programação da Semana da Biodiversidade 2019, que acontece no período de 19 a 26 de maio, uma realização da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará.

 

MATÉRIA RELACIONADA: Ecomapss é inaugurado no Sítio Curió, em Fortaleza