Notícias
Time Enactus inaugura sistema de irrigação movido a energia solar no campus de Juazeiro
O time Enactus do IFCE, campus de Juazeiro, inaugurou nessa quarta o sistema de irrigação movido a energia solar, instalado na mandala da instituição. A mandala é um sistema produtivo em formato circular destinado à agricultura familiar, cujas condições geralmente contam com pouco espaço e água, o processo permite um melhor aproveitamento da água e do solo na produção de hortaliças.
A inauguração contou com a presença da especialista em energia solar da Greenpeace Brasil, Vânia Stolze. Ela é mentora do projeto de multiplicadores solares e capacitou estudantes em várias regiões do país para disseminar conhecimentos sobre energia solar . Segundo Vânia o projeto desenvolvido no IFCE agrega um valor inestimável, pois é uma ação pioneira na região."A união dessas duas tecnologias (a mandala e a irrigação solar) poderá chegar a outras universidades e às famílias que vivem da agricultura na região do Cariri a partir da experiência deste campus", disse.
O líder do projeto mandala solar, Ivonildo Santos, explica que o sistema de mandala utiliza uma irrigação por microaspersão, então, convencionalmente a energia elétrica é usada para o bombeamento da água. "Inovamos ao agregar uma energia renovável. É o casamento perfeito: um sistema agroecológico com uma irrigação por bombeamento a energia solar", afirmou.
O time Enactus recebe regularmente escolas do ensino fundamental e médio para conhecer a mandala e outros modelos de horta,oferecendo suporte técnico nas escolas sobre preparo, plantio e manejo de mudas. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora.
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte