Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta campus Juazeiro
conteúdo

Notícias

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta campus Juazeiro

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

O tema deste ano foi "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais"
última modificação: 21/10/2024 10h47
Foto: Maria Dias

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus de Juazeiro do IFCE aconteceu de 14 a 18 de outubro. A palestra que deu início às atividades foi proferida pelo professor Maurício Luiz de Mello Vieira Leite, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com o tema “O Bioma Caatinga - Caracterização e potencialidades”. 

 A mesa de abertura da SNCT foi composta pelo diretor-geral do campus Juazeiro, professor Alex Jussileno, pelo professor Fábio Mendonça, representando a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE, pela diretora de ensino do IFCE-campus Juazeiro, professora Regilene Alcântara, e pelo coordenador de extensão e relações empresa-escola do campus, professor Luis Nery Rodrigues. “Quero agradecer a todos que contribuíram para este evento, ofertamos 11 palestras, 9 minicursos e 7 oficinas na programação que contempla interesse dos diversos cursos, pois trata do nosso ambiente caatinga. A programação une ensino, pesquisa e extensão, o fortalecimento dessa tríade faz parte da missão do IFCE”, salientou Nery. O professor Alex destacou a participação dos estudantes como monitores, afirmando que quando os alunos contribuem para a organização de um evento o sucesso é garantido.

 No dia 15 de outubro aconteceu a palestra sobre a Jornada STEAM, com o professor Linaldo Oliveira, o vencedor do Prêmio Educador Nota 10, do ano de 2022. A metodologia STEAM é uma abordagem que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.A ideia é que os estudantes aprendam a resolver problemas complexos da vida real. “O STEAM naturalmente instiga o olhar criativo dos alunos, então, essa proatividade, que é natural da metodologia, transformou os meus alunos em agentes mais ativos de transformação, ou seja, eles buscavam trabalhar  dentro da realidade para soluções criativas. Um dos grandes desafios da metodologia STEAM é justamente a inovação, os professores precisam superar as barreiras formativas que eles têm, por ser uma metodologia muito nova, então ainda existem alguns profissionais que podem ter um certo receio dentro dessa construção interdisciplinar”, explicou Linaldo.

 Em seguida, o professor Gagarin da Silva Lima falou sobre  II Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais (OCHARME), uma ação de incentivo à pesquisa com finalidade educacional e cultural, que conta com a participação de estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, localizadas no sul do estado do Ceará.

O professor do IFCE - campus Cedro, Antônio Nunes de Oliveira, falou sobre “Jornadas de formação, divulgação e popularização da ciência no Ceará”, na ocasião contou a história da criação da da Jornada de Física, evento unificado das licenciaturas de física do estado do Ceará, que começou em 2017 no IFCE - campus de Sobral diante de um cenário complexo e com muito esforço de toda a equipe conseguiu se consolidar, chegando à oitava edição em 2024  na SNCT do IFCE - campus de Juazeiro do Norte. 

O professor do IFCE - campus Juazeiro, Basílio Silva Neto, ministrou a oficina de construção de fogões solares com materiais reutilizáveis. “É uma linha de montagem, o pessoal aprende todo o processo pra  gente cozinhar com o sol, economizar energia e ter uma vida mais sustentável”, explicou. O estudante Iarley Souza considera a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia muito relevante, pois além do ensino, permite vivências relacionadas à pesquisa e extensão. “Já sou aluno de estágio e lá eu vejo como os alunos se entusiasmam com atividades realizadas fora da sala de aula, isso promove a interação e consolidação de conhecimentos”, diz. 

A oficina sobre “Currículo lattes e Plataforma Freire”, organizada pelo Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática, foi ministrada pelo professor de Física da UFCA, Daniel Brito de Araújo. “O lattes é importante também para você organizar as informações sobre tudo que você fez desde a graduação. E não esqueça de guardar todos os certificados para comprovar essas experiências”, lembrou.