Notícias
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta campus
Este ano a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus de Juazeiro do Norte congregou três eventos: a Semana de Iniciação Científica, a Semana de Tecnologia em Automação Industrial e o Colóquio de Matemática. A abertura reuniu mais de 300 pessoas no auditório Kariris, que assistiram à palestra "Tudo que você sempre quis saber sobre astronomia", proferida pelo astrônomo do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Luan Ghezzi.
Durante a palestra, Luan Ghezzi explicou que existem poucos astrônomos no país e a astronomia está presente no nosso dia-a-dia. "A alternância entre dia e noite é por conta do movimento da terra; as estações do ano são causadas porque o eixo da terra tem uma inclinação que faz com que em diferentes momentos do ano o hemisfério Sul e o hemisfério Norte recebam maior incidência dos raios solares; as câmeras dos celulares e a utilizam dispositivos que foram trazidos da astronomia, o monitoramento de meteoros que podem atingir a Terra", exemplificou.
Lucas Macedo, 7 anos, aprovou a palestra. "Gostei, pois ele falou tudo que todo mundo queria saber sobre o espaço, sobre os buracos negros e os planetas, até sobre os planetas mais longe da Terra. Ghezzi salientou a importância da popularização da ciência. "Os jovens têm interesse, temos que mostrar que a ciência é feita no Brasil, se o investimento for feito e a ciência chegar aos jovens, a gente vai ter mais jovens querendo trabalhar com pesquisa científica e quanto mais gente trabalhando com pesquisa cientifica a gente vai ter avanços nas mais diversas áreas", disse.
O diretor-geral do campus de Juazeiro, professor Guilherme de Lacerda, destacou que o evento é uma oportunidade para interagir com outras instituições e para o Instituto Federal apresentar à comunidade tudo que desenvolve em termos de ensino, pesquisa e extensão.