Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Residentes concluem módulo da Residência Pedagógica
conteúdo

Notícias

Residentes concluem módulo da Residência Pedagógica

LICENCIATURAS

O evento aconteceu no miniauditório do campus
última modificação: 21/03/2023 10h09
Foto: Rodrigo Brasil

O campus de Juazeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará realizou na última sexta-feira (17) o encontro de finalização do primeiro módulo do Programa Institucional de Residência Pedagógica dos cursos de Educação física e Matemática.

A professora orientadora, Marla Moraes, explica que o programa é dividido em três ciclos. Os grupos de alunos circulam por três escolas diferentes, acompanhados pelos preceptores (professores) que atuam nesses locais. “Este é um momento de avaliação das atividades desenvolvidas até agora. Nas escolas eles realizam atividades de observação, ambientação, regência, avaliação, apresentação, junto com os preceptores,” detalha.

São 15 residentes bolsistas e três voluntários. A residente Gabriela Honorato, do sexto semestre do curso de Educação Física, conta que é uma oportunidade enriquecedora, pois a residência proporciona uma atuação ativa na área de educação antes da formatura. Ela ressalta que passar por três escolas mostra como lidar com os diferentes tipos de realidades. “Fui aluna da escola em que atuei como residente, e como professora pude entender as regras que antes não entendia. Durante o programa a gente participa de todas as etapas, a receptividade da escola é tão boa que a gente se sente pertencente àquele corpo docente”, diz.   

Durante a reunião, o preceptor da escola EEEP Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, professor Francisco Robson, apresentou a escola e as atividades desenvolvidas com a participação dos estudantes como a construção de poliedros, a Semana de Matemática e suas tecnologias; a pesquisa e construção de gráficos. “É gratificante compartilhar nossa experiência com eles. Eles chegam com os planos, mas sempre digo que na prática precisamos ter um plano A, B e C”, ressalta.

Para o residente Kassiano Luna, do sexto semestre do curso de Matemática, entrar na sala de aula como professor pela primeira vez causou um pouco de nervosismo, mas com apoio dos colegas e da equipe do programa a aprendizagem foi garantida. “O acompanhamento do preceptor faz toda diferença, dando as dicas de como você pode fazer para melhorar. Só passou uma etapa do programa e já me sinto mais seguro para entrar na sala de aula como professor”, enfatiza. Durante o encontro os residentes apresentaram banners com relatos de experiência sobre o trabalho desenvolvido nas escolas-campo.

Sheyla Graziela - campus Juazeiro do Norte