Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Projeto de Juazeiro é finalista da Febrace 2017
conteúdo

Notícias

Projeto de Juazeiro é finalista da Febrace 2017

O projeto contribui para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de máquinas elétricas
publicado: 02/04/2017 08h52, última modificação: 04/04/2017 11h30
Foto: Arquivo pessoal

O projeto "Construção de um motor de indução usando sucata de um estabilizador de tensão", desenvolvido pelos estudantes Erlânio Pereira, Thiago Vieira e Kevin Michiles, é um dos projetos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A pesquisa teve a orientação do professor Alexandre Magno e coorientação do professor Rômulo Diniz.

A ideia era construir um motor de indução trifásico aberto de baixo custo, um equipamento importante nas aulas práticas da disciplina de máquinas elétricas do curso técnico em eletrotécnica. Então, eles aproveitaram módulos estabilizadores de tensão já usados, pois os computadores atuais tem uma tecnologia avançada que dispensa o uso desses módulos, que acabam se tornando sucatas e gerando problemas para o meio ambiente.

No período de 21 a 23 de março, os discentes do curso integrado em Eletrotécnica e o orientador estiveram na cidade universitária da Universidade de São Paulo (USP), onde  concorreram com  81 projetos na área de Engenharia. De acordo com o professor Alexandre, a feira teve mais de 2 mil inscritos. Ele destaca que "A Febrace é a maior feira de ciências da América Latina destinada a estudantes de nível médio de escolas públicas e privadas".

Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte