Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Professor do IFCE é selecionado para maior feira de ciências do mundo
conteúdo

Notícias

Professor do IFCE é selecionado para maior feira de ciências do mundo

O docente é o único cearense entre os quatro participantes contemplados
última modificação: 12/04/2022 08h24
Foto: Rodrigo Brasil

O professor do IFCE - campus Juazeiro do Norte, Rodrigo Queiros de Almeida, foi selecionado para integrar a delegação brasileira da Regeneron International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF 2022), a maior feira internacional de ciências e engenharia para estudantes pré-universitários do mundo, que acontecerá de 6 a 13 de maio de 2022, em Atlanta, Georgia, EUA.

Rodrigo é o único cearense entre os quatro selecionados, podiam se candidatar professores que participaram do STEAM TechCamp Brasil, treinamento sobre metodologia de ensino realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, fomentado pela Embaixada dos EUA. Todas as despesas de inscrição, passagens, diárias e atividades de formação dos contemplados serão cobertas pelo programa.

Durante a seleção, as propostas foram apresentadas de forma escrita e na gravação de um vídeo em língua inglesa. "Apresentei o comitê olímpico, os resultados que obtivemos nos últimos dois anos, eu trouxe a proposta de buscar projetos na feira que possam ser implementados na região do Cariri, e que de alguma forma possam contribuir com a educação, o incentivo à pesquisa, à participação nas olimpíadas e feiras internacionais, o incentivo ao aprendizado da língua inglesa, como forma de expansão de contatos e de experiências culturais", conta Rodrigo.

O docente explica que está muito feliz por representar o Instituto Federal do Ceará e o estado nesse evento, onde terá a oportunidade de interagir com estudantes do mundo todo, compartilhar experiências, entender os desafios desses jovens, e trazer toda a aprendizagem para o Cariri. "Estarão presentes na feira também professores, pesquisadores, os mais renomados do mundo, principalmente nas áreas de ciência e tecnologia, quero trazer essas experiências pra minha realidade, para o Cariri, para impactar positivamente nossa região e nossos estudantes a partir de toda essa vivência", destaca.

Rodrigo considera essa conquista também um reconhecimento pelo esforço e trabalho que toda a equipe do IFCE e do projeto do Comitê Olímpico Institucional tem realizado para o desenvolvimento das olimpíadas científicas, dos torneios do conhecimentos e das feiras científicas. "Nos últimos quatro anos expandimos a atuação do COI, percebemos que o projeto vai além, passa pela pesquisa, pela extensão, pelo ensino e realmente expande os horizontes dos estudantes", salienta. 

Sheyla Graziela - campus Juazeiro do Norte