Notícias
Pesquisa analisa qualidade da água de cisternas
O artigo intitulado “Qualidade de águas de cisternas da zona rural do município de Nova Olinda”, escrito pelas estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental, Beatriz Dias e Lyndyanne Dias Martins, foi aprovado para o II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural, que ocorrerá de 22 a 23 de abril em Santiago do Chile.
O trabalho foi orientado pelos professores Girlaine Souza da Silva e Hugo Hermógenes de Alencar. Girlaine explica que nesse município praticamente todas as casas da zona rural têm cisternas, e as estudantes ficaram preocupadas com a qualidade da água utilizada. “Percebemos nas entrevistas com os moradores que eles não faziam limpeza nas cisternas, e nenhum tipo de tratamento dessa água”, conta.
Ainda assim, Lyndiane relata que as análises físico-químicas realizadas no laboratório do IFCE para avaliar a qualidade da água foram surpreendentes. “Observamos os parâmetros presentes na portaria n°518 do Ministério da Saúde, que estabelece o padrão de água própria para o consumo humano e a coleta atendeu a esses parâmetros”, afirma.
O evento é promovido pela Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental(AIDIS) que reúne as principais instituições de profissionais e estudantes das três Américas que se dedicam a preservação ambiental, à saúde e ao saneamento.