Notícias
Olimpíada premia estudantes do Cariri
História, Artes e Metodologias Educacionais
A cerimônia de premiação da II Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais (OCHARME) aconteceu no último domingo (23). Mais de 300 pessoas lotaram o auditório Kariris para acompanhar a entrega das 324 medalhas e 10 troféus.
O coordenador da Ocharme, professor Gagarin da Silva Lima, destacou que embora existam desafios para realizar uma competição de conhecimento na área das ciências humanas, a olimpíada já se consolida na região do Cariri com a chegada de 300 finalistas à última etapa e a participação de estudantes dos municípios de Aurora, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Penaforte. “Estou muito feliz com a presença de todos vocês aqui”, comemorou Gagarin.
O diretor-geral do IFCE-campus Juazeiro, professor Alex Jussileno, salientou que a olimpíada resgata o estudo e conhecimento sobre a cultura da região, oferecendo às crianças e aos adolescentes um novo olhar sobre a própria identidade. “Os conhecimentos abordados lembram quem somos e as nossas raízes, um povo que não valoriza a própria cultura se perde na multidão, maior que o brilho das medalhas é o brilho do conhecimento”, disse.
A professora Daylla Braga explica que 12 equipes da sua escola de Brejo Santo compareceram para realizar a prova final. Ela considera essa competição muito relevante pois enriquece os conhecimentos dos professores e dos alunos, pois todos adquirem novos conhecimentos durante as etapas de avaliação. “Uma aluna minha falou que já estava sendo premiada só em ter passado pela primeira, segunda e ter chegado a terceira fase”, diz.
O aluno Edgar Sousa, de Caririaçu, explica que estudou sobre os patrimônios culturais e se preparou para a prova com dedicação. “Minha expectativa era grande, já estivemos aqui ano passado e adquirimos experiência”, disse. A aluna Giovana Lopes, do mesmo município, também estudou bastante. “Eu quero um resultado melhor, nos preparamos bastante para a última fase”, conta.
O professor Thalyton Bezerra, do município de Nova Olinda, explicou que oito professores e suas equipes fizeram um trabalho dedicado de preparação e à medida que passavam pelas etapas, os alunos ficaram mais nervosos e mais animados. “Foi um orgulho imenso pra gente chegar à final, já estamos muito felizes por estar aqui”, disse.
A olimpíada é uma ação de incentivo à pesquisa com finalidade educacional e cultural, o coordenador da Ocharme, Gagarin Lima, aproveitou a ocasião para anunciar o tema da edição de 2025: “O Cariri precisa ler o Cariri”.
Participaram também da mesa de abertura da solenidade, a diretora de ensino do IFCE- campus Juazeiro, Regilene Alcântara; o chefe do Departamento de Chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Átila Cabral; a coordenadora técnico-pedagógica, Luiza Lima; a diretora de administração e planejamento, Alcivânia Campos; o professor do centro de ciências sociais aplicadas da UFCA, Jucieldo Ferreira.