Notícias
Melhor idade ativa: projeto promove atividades físicas para idosas da comunidade
As manhãs de terças e quintas são sempre alegres para dona Francelina Pereira, 62 anos. Ela é uma das quarenta idosas que participam do projeto de extensão Melhor Idade Ativa no campus de Juazeiro do Norte e garante os benefícios conquistados com as atividades física realizadas. "A gente está adquirindo mais resistência, dorme bem e se sente melhor no dia do exercício", conta.
A coordenadora do projeto, Joamira Pereira, explica que as idosas tem entre 60 e 75 anos e praticam duas atividades físicas, a ginástica e a hidroginástica. Ela explica que o diferencial está na utilização da técnica de restrição do fluxo sanguíneo, que usa baixas cargas, e, por isso, aumenta a massa muscular, a força muscular e a capacidade cardiorrespiratória das idosas.
O projeto conta com a participação de onze estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, sendo cinco bolsistas remunerados e seis voluntários. Johnny Alves, um desses voluntários, está no primeiro semestre e considera essa uma ótima oportunidade para ganhar experiência e se adaptar ao trabalho com o público acima de 60 anos. "Elas sempre chegam às atividades muito animadas e com muita disposição", completa.
As idosas foram selecionadas com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município (NASF). O projeto recebeu recursos do Programa de Bolsas de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Ceará (Probepi).
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte