Notícias
Mostra Científica é encerrada com premiações
A quarta edição da Mostra Científica do Cariri (Mocica) foi encerrada na última sexta (30) com a noite de premiações. De acordo com o idealizador do evento, Ricardo da Fonseca, foram 88 premiações, com credenciamentos para feiras científicas em vários lugares da América Latina, Estados Unidos, Oriente Médio e Europa. "Este ano ficamos num local que facilitou o acesso e popularizou a feira. Tivemos mais de 20.000 visitantes durante a semana da Mocica", diz.
A estudante Beatriz Lira, do NEABI do campus de Juazeiro, conquistou o segundo lugar na Mostra Científica do Cariri (Mocica), na categoria Ciências Sociais, com o projeto "Negritude e Educação: Análise da Percepção dos Jovens Sobre as Formas de Reconhecimento do Corpo Negro na Escola". O egresso do campus de Juazeiro, Marcos Antonio, professor da E. E.M do Campo Florestan Fernandes, no município de Monsenhor Tabosa, orientou a pesquisa sobre "Produção de matéria verde da Moringa Oleifera Lam sob diferentes alturas de corte consorciada com a Palma Forrageira".
Ricardo destaca o importante papel dos voluntários que trabalharam durante o evento. A estudante do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Pietra Santos, foi uma dessas pessoas que se dedicou intensamente coordenando atividades para o sucesso da Mostra. Ela conta que lidou com muita responsabilidade pois tinha que cuidar dos participantes, dos voluntários, dos visitantes, de documentações, das novas parcerias e ainda tinha que pensar na solução para problemas que iam surgindo. "Estava muito quente então fizemos uma parceria e conseguimos um climatizador para o local", exemplifica. Pietra destaca que apesar do estresse foi uma grande oportunidade de aprendizagem.