Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Juazeiro oferta 275 vagas para cursos técnicos
conteúdo

Notícias

Juazeiro oferta 275 vagas para cursos técnicos

Ensino médio integrado, proeja e subsequentes
última modificação: 13/09/2023 08h48
Foto: Rodrigo Brasil

As inscrições para a seleção dos cursos técnicos do IFCE estão abertas de 15 de setembro a 8 de outubro. No campus de Juazeiro, as vagas são para os cursos integrados em Edificações, Eletrotécnica, Brinquedoteca e Controle Ambiental; para os subsequentes de Geoprocessamento e Sistemas de energia renovável; além de Mecânica industrial, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A seleção será realizada em uma única etapa, por meio do histórico escolar dos participantes. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, sem cobrança de taxa, através de formulário eletrônico disponível no site ifce.funetec.org, na área do candidato. A novidade neste processo seletivo é que a entrega da documentação de inscrição exigida no edital também será feita via internet, por meio do sistema de inscrições.

Podem participar da seleção para os cursos técnicos integrados pessoas que concluíram o ensino fundamental. Já quem concluiu o ensino médio, poderá se candidatar aos cursos subsequentes e os candidatos com mais de 18 anos com ensino fundamental concluído poderão concorrer às vagas para o curso na modalidade EJA.

Candidatos que, no ato da inscrição, ainda estejam cursando a última série do ensino fundamental (para cursos técnicos integrados e Proeja), a última série do ensino médio (para cursos técnicos subsequentes), ou que ainda não possuam o Histórico Escolar completo podem apresentar as documentações estabelecidas 7.5.1 do edital.

NOVOS CURSOS – BRINQUEDOTECA E CONTROLE AMBIENTAL

Os cursos técnicos de Brinquedoteca e Controle Ambiental são os primeiros da região do Cariri e ofertam vagas para a segunda turma. Ao concluir, o técnico em brinquedoteca está habilitado a participar do planejamento e da realização de atividades lúdicas, equilibradas entre a brincadeira dirigida e a brincadeira livre, direcionadas para crianças, adolescentes ou adultos; promover a interação entre os usuários e apoiar ações coletivas ou comunitárias de integração entre diferentes idades em projetos de brincar intergeracional, atuando em escolas, clínicas, brinquedotecas, museus, hospitais. 

Já o técnico em controle ambiental estará apto a propor medidas para a minimização dos impactos ambientais e recuperação de ambientes já degradados; realizar ações de saúde ambiental nos territórios; promover monitoramento e ações sustentáveis de manejo ambiental; controlar processos produtivos. O profissional dessa área poderá atuar em indústrias, aterros sanitários, cooperativas, unidades de conservação ambiental, empresas de licenciamento ambiental.

Saiba mais sobre os cursos do campus Juazeiro
Leia o edital na íntegra