Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Intercâmbio entre instituições gera resultados para pesquisa
conteúdo

Notícias

Intercâmbio entre instituições gera resultados para pesquisa

Artigo é aceito para publicação em periódico de qualis A1, o mais elevado indicativo de qualidade
última modificação: 05/12/2016 12h36

Os estudantes do curso de Engenharia Ambiental do campus de Juazeiro do Norte, Angela Morais e Janderson Cabral, participaram de um intercâmbio interinstitucional na Universidade do Vale do Taquari, localizada na cidade de Lajeado (RS). Os estudantes do IFCE interagiram com os estudantes do curso de Engenharia, visitaram laboratórios e assistiram a aulas na instituição.

Nessa ocasião, eles também apresentaram três trabalhos na XXIII Mostra de Ensino do Centro Universitário Univates, relacionados às áreas de educação ambiental, vivência pedagógica e um relato de experiência sobre campanhas para coleta de resíduos que realizaram em Juazeiro.

Tudo começou com o projeto “Análise gravimétrica dos resíduos sólidos domésticos da cidade de Juazeiro do Norte”, coordenado pela professora do IFCE, Anny Karine Feitosa, e realizado em parceria com a coordenadora de pesquisa do campus, professora Mônica Siqueira, a professora Mira Raya, e os bolsistas voluntários Angela Morais, Auriberto Marques, Orjana Palácio, Janderson Cabral e Camila Hassan (da Univates).

Esse grupo realizou uma pesquisa de campo, selecionando seis bairros da cidade de Juazeiro (Planalto, Lagoa Seca, Pio XII, Limoeiro, Salesianos, Horto), com extratos sociais diversos, e coletou durante uma semana os resíduos produzidos em 53 casas. A equipe fez a triagem dos materiais para descobrir o tipo de resíduo produzido (orgânico, rejeito ou reciclável) em maior quantidade em cada bairro. Essa coleta foi realizada nos meses de abril, junho e agosto. 

De acordo com Ângela, o resultado dessa triagem foi diferente do que se conhece dos estudos anteriores. “Na literatura se verifica que em Juazeiro é produzido mais de 1kg de resíduos por indivíduo. Na pesquisa verificamos que é menos de 800g”, diz. Como resultado desta pesquisa, o grupo teve o artigo “Analysis of the variability of household waste in Juazeiro do Norte” aceito para publicação no periódico Waste Management, cujo qualis é A1, o mais elevado indicativo de qualidade. 

O estudo foi motivado pela pesquisa da professora do IFCE, Anny Feitosa, que é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates, sob orientação da professora Júlia Barden e coorientação do professor Odorico Konrad. Em abril, a estudante da Univates, Camila Hassan, participou de intercâmbio interinstitucional no campus de Juazeiro.