Notícias
Primeira aluna da comunidade surda de Camocim a concluir graduação é do IFCE
Francisca Daniele dos Santos, 29 anos, é egressa do curso semipresencial de Licenciatura em Matemática (UAB) do IFCE – campus Juazeiro. Ela colou grau no início do mês de março em solenidade marcada pela emoção, a conquista torna-se ainda mais especial pelo ineditismo: “Daniele é a primeira da comunidade surda de Camocim a concluir um curso de graduação”, destaca a intérprete de libras Catarina Rosa.
Daniele conta que neste momento o sentimento é de gratidão, pois muitas pessoas foram importantes na sua trajetória acadêmica, os professores, a intérprete de libras, amigos, colegas e familiares ajudaram a ultrapassar os desafios encontrados no processo. “Eu gosto de matemática, meu sonho agora é trabalhar na área, quero ser professora da educação inclusiva, no Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, planeja os próximos passos.
A professora Catarina conta que quando começou a ensinar Daniele, àquela época no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) João da Silva Ramos, percebeu o potencial da jovem para o ensino e para a matemática, pois ela se prontificava a ajudar quando algum colega surdo tinha dificuldade para aprender o conteúdo.
Quando surgiu a oportunidade de graduação no curso semipresencial de Licenciatura em Matemática Catarina informou e incentivou Daniele. “É muito gratificante ver aonde ela chegou, me sinto muito feliz e realizada. Eu estava ao lado dela durante todo esse tempo. O IFCE criou a tutoria de libras para acompanhar a estudante e dar todo o apoio necessário, foram quatro anos de muito aprendizado”, diz.
Sheyla Graziela - campus Juazeiro do Norte