Notícias
Feira científica movimenta o campus de Juazeiro
Com um auditório lotado e trabalhos de diversos países, a I Mostra Cientifica do Cariri/VII Movimento Científico Norte e Nordeste evidenciou na sua abertura que veio contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na região. O evento segue até o dia 26 de agosto no campus de Juazeiro do Norte, reunindo 130 projetos de várias áreas do conhecimento.
Durante a abertura, o presidente da I Mocica, Ricardo Ferreira da Fonseca, enfatizou que esse evento é a realização de um sonho. "O Instituto Federal do Ceará está de braços abertos para recebê-los, uma excelente feira para todos", comemorou. O diretor-geral do campus de Juazeiro explicou que esse tipo de evento prova que pesquisa não é algo feito apenas por estudantes do ensino superior, salientando que nas instituições de ensino técnico e tecnológico existem muitos projetos inovadores concebidos por estudantes de ensino médio.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo, destacou em sua fala a importância da verticalização do incentivo à pesquisa, atentando não apenas para os alunos de graduação, mas também para os alunos de nível fundamental, médio e técnico, enfatizando que isso irá gerar um grande impacto a longo prazo na área de pesquisas da região. Evidenciou também a internacionalização do evento, que gera um importante espaço de interação entre os jovens pesquisadores.
Outro ponto alto da abertura foi o anúncio da palestra do primeiro astronauta brasileiro e segundo sul-americano a ir ao espaço, Marcos Pontes, na primeira noite de palestras do evento. Além disso, a Mocica/Mocinn credenciará projetos para o MILSET Expo-Sciences International 2017, que será realizado na cidade de Fortaleza.
Cicero Sebastião - estagiário do campus de Juazeiro do Norte
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte