Notícias
Ex-aluna do campus de Juazeiro é aprovada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
A estudante Scarleth Castro, 19 anos, foi a primeira mulher da região do Cariri a conquistar aprovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Essa história começou quando ela ingressou no Instituto Federal do Ceará, onde iniciou o curso técnico integrado em Edificações em 2012, na busca por uma profissão estável e com o intuito de ajudar a família foi no campus de Juazeiro do Norte que ela pensou pela primeira vez em cursar Engenharia.
Fã do físico alemão Albert Einstein, Scarlleth conta que foi também no IFCE que descobriu a paixão pela ciência, pois começou a fazer parte de uma turma preparatória para olimpíadas de química, com aulas ministradas por Ricardo da Fonseca, então começou a gostar dessa disciplina e dos laboratórios. "Isso me incentivou a estudar, aqui comecei um ritmo mais pesado de estudos, o IFCE foi minha primeira experiência de estudar pra valer, por gostar de ciência e querer aprender mais sobre as coisas”, relata.
Essa dedicação logo trouxe uma recompensa, a estudante obteve o primeiro lugar do interior do estado na Olimpíada Cearense de Química e ganhou uma bolsa para estudar em uma escola da capital. Ela diz que inicialmente não queria sair de Juazeiro, deixar os amigos e suas atividades relacionadas à dança e à música, que são outras de suas paixões. No entanto, enfrentou os medos e garante que “valeu muito a pena”.
Para conseguir uma das 110 vagas, durante os últimos dois anos ela estudou quatorze horas diárias. O esforço rendeu ainda duas aprovações no Instituto Militar de Engenharia (IME), nos anos de 2015 e 2016. Mas ela escolheu o ITA pelas oportunidades que o curso de engenharia civil-aeronáutica da instituição proporcionam."Quero muito estudar fora do país em algum momento e conseguir entrar no ramo da pesquisa", planeja.
Por Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte