Notícias
Alunos de Juazeiro apresentam trabalhos em congresso internacional
Os estudantes do campus de Juazeiro, Iane de Araújo, Vinícius Calisto e Herlane Martins estão em Madri até o dia 14 de julho participando do VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. O curso de Licenciatura em Matemática teve seis trabalhos aprovados para apresentação no evento, todos orientados pelo professor Guttenberg Sergistótenes, que também está na Espanha.
Iane, bolsista do programa de bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), apresenta trabalho sobre Teoria das Situações Didáticas (TSD), discutindo a aplicação prática da trigonometria no cotidiano. “A gente é acostumado a ver trigonometria ligada a um universo de fórmulas, então nós pensamos na aplicação dela ao cotidiano, por exemplo, podemos utilizar a trigonometria para calcular distâncias”, explica.
Com o apoio da bolsa do Programa de Extensão, Pesquisa e Inovação (Probepi), Herlane desenvolveu uma pesquisa que verifica como a engenharia didática pode contribuir para a aprendizagem da função exponencial natural. Ela explica que a engenharia didática é uma metodologia de ensino, por meio do qual o professor segue algumas etapas para superar os desafios encontrados no ensino de determinado conteúdo então, trabalha as possíveis dificuldades dos estudantes e procura soluções relacionadas ao cotidiano.
A pesquisa de Carlos versa sobre o raciocínio lógico, discutindo as etapas de Polya para resolução de problemas: compreender o problema, traçar uma estratégia, colocar em prática a estratégia e fazer um restrospecto.”A ideia é que o aluno não decore fórmulas, mas use o raciocínio para chegar à solução dos problemas”, diz.
Trabalhos aprovados:
• ENGENHARIA DIDÁTICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL NATURAL: UM REFERENCIAL METODOLÓGICO DE ENSINO (Ferreira, Guttenberg S. S.; Araújo, Herlane M.; Gonçalves, Maria Iane De A.)
• TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) E TRIGONOMETRIA, UMA INVESTIGAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO (Ferreira, Guttenberg S. S.; Gonçalves, Maria Iane De A; Araújo, Herlane M.)
• FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA DISCUSSÃO NO IFCE – CAMPUS DE JUAZEIRO DO NORTE (Ferreira, Guttenberg S. S.)
• RACIOCÍNIO LÓGICO E METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA DISCUSSÃO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA (Ferreira, Guttenberg S. S.; Silva, Carlos V. C. D.; Pereira, Jonatã L.)
• HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: DISCUSSÃO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI NOS PRESSUPOSTOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA (Ferreira, Guttenberg S. S.; Alves, Francisco Regis V.)
• DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: PARADIGMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE (Ferreira, Guttenberg Sergistótanes S.; Viana, Cícera Tatiana P.)
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte