Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Estudantes conquistam ouro em Olimpíada de Geografia
conteúdo

Notícias

Estudantes conquistam ouro em Olimpíada de Geografia

Além do ouro, foram 8 pratas e 1 bronze
publicado: 03/09/2019 11h40, última modificação: 03/09/2019 13h30
Foto: Joquebede Alencar

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio conquistaram uma medalha de ouro, oito medalhas de prata e uma medalha de bronze na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Geografia . Ao todo, 14 equipes do campus de Juazeiro participaram da competição.

O aluno Ruan Freitas, faz parte da equipe Cromossomo, que ganhou o ouro. Ele destaca que a olimpíada foi proveitosa no âmbito competitivo e acadêmico porque estimulou a pesquisar, a buscar mais, a compreender detalhes sobre a geografia nacional e mundial, e a aprender novos meios de pesquisa, conhecendo novas fontes. “A partir da olimpíada, nós passamos a entender mais sobre o nosso próprio país e podemos extrapolar os limites da sala de aula”, ressalta.

Já Luiza Moreira, integrante do mesmo grupo, explica que todas as equipes do campus se uniram e se ajudaram, aprendendo importantes lições sobre o trabalho coletivo durante os debates. Raquel Oliveira faz parte da equipe “Soldadinho do Araripe”, que conseguiu medalha de prata.  Ela conta que essa olimpíada a encorajou a participar de outras competições, pois antes achava que não tinha potencial para esse tipo de atividade. Os discentes ressaltam a importância do professor Basílio Silva Neto como orientador. “Ele foi o primeiro a acreditar na gente. Ele confiou tanto que nós aprendemos com ele a confiar em nós mesmos”, diz Ruan.

Basílio Silva Neto fala que o objetivo da olimpíada foi atingido durante esse processo, pois os discentes ampliaram o conhecimento, trabalharam com novas formas de pesquisa, com criação de conteúdos, foram estimulados à discussão crítica e utilizaram novas mídias para apresentação de mapas e gráficos. “Mesmo com uma rotina de estudos bem intensa, eles encontraram tempo e ânimo para trabalhar de forma empolgada”, comemora.  As equipes tiveram o laboratório de informática da biblioteca à disposição para os trabalhos referentes à competição.